REVISITANDO O TALHADO: ensaio visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n29.63730.p180-188

Palavras-chave:

comunidade quilombola, reconhecimento , políticas públicas, ensaio visual

Resumo

Este ensaio apresenta, por meio de fotografias, as transformações ocorridas na comunidade quilombola do Talhado rural e urbano na cidade de Santa Luzia, estado da Paraíba, durante o período entre uma pesquisa de mestrado apresentada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no ano de 1998, e o retorno do pesquisador durante o estágio pós-doutoral, no ano de 2022. O registro etnográfico retrata o cotidiano da comunidade, seus costumes, vivências e as mudanças trazidas pelas políticas públicas a partir do reconhecimento do quilombo, tais como: a organização da população em associações no espaço rural e urbano e suas novas lideranças; a construção da igreja e praça; a implantação de aerogeradores de energia eólica e a construção de um galpão para confecção das cerâmicas pelas mulheres e de uma escola quilombola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Vandilo dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2011), mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1998), bacharel em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1993) e licenciado em Ciências Sociais (1988). É professor da Universidade Federal do Tocantins — campus de Palmas, desde 2003. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, Identidade, Sociedade e Cultura. Currículo Lattes.

Lara Santos de Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2002), doutorado Sandwich em Antropologia — City University of New York (2001). Realizou pós-doutorado no PPGCInf/UnB (2018) sobre acervo fotográfico digital institucional, memória e modernismo. Realizou pesquisa etnográfica na área de antropologia urbana, com ênfase em expressões culturais musicais (hip hop) e festas populares e tradicionais (Folia do Divino Espírito Santo), atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do ritual e ritos sociais, manifestações tradicionais e movimentos musicais alternativos, globalização e mudança cultural. Pesquisa também as áreas de políticas públicas e patrimônio cultural, antropologia e imagem, performance e manifestações artísticas; memória, fotografia e cinema e acervos imagéticos digitais. Integra o Grupo de Pesquisa Antropologia Visual, Arte, Etnografia e Documentário — AVAEDOC/PPGA/UFPB e GIPCSA/PPGA/UFPB. É professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no curso de graduação em Antropologia/Litoral Norte e no Programa de Pós-graduação em Antropologia PPGA/UFPB, atuando nas linhas de pesquisa "Imagem, Arte e Performance" e "Etnografias e Sociabilidades Urbanas".  Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONFLUÊNCIAS EPISTÊMICAS