ONDE ESTÃO AS MULHERES? Os lugares das artesãs na comunidade do Alto do Moura – PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n30.65416.p175-201

Palavras-chave:

gênero, divisão sexual do trabalho, artesãs, artesanato no Alto do Moura.

Resumo

As mulheres artesãs do Alto do Moura, centro de artes figurativas em Caruaru-PE, vêm ocupando espaços distintos na comunidade. Por um lado, projetam-se para o protagonismo no ofício, nos negócios e na política comunitária, por outro, são condicionadas a ocupar e permanecer em lugares menos valorizados socialmente, como é o caso das atividades domésticas e da pintura das peças. O objetivo deste trabalho é analisar os diferentes lugares que as mulheres artesãs vêm ocupando no Alto do Moura do século 21. A pesquisa teve natureza qualitativa. Foram realizadas 33 entrevistas com artesãos(ãs) e formadores(as) de opinião, além de 02 grupos focais, fotografias e observação de campo. Os resultados apontam que as artesãs, mesmo ocupando outros lugares nos últimos tempos, são oprimidas por vários mecanismos sociais, econômicos e culturais que, em geral, as mantêm em uma situação de poder desvantajosa na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Clementino de Souza, Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) e Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Adjunta na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Doutora, mestre e bacharel em administração (UFPE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE). Na área privada exerceu cargo de consultora na Deloitte, desenvolvendo trabalhos de avaliação de desempenho funcional, clima organizacional, plano de cargos, carreira e salários, estruturação organizacional e planejamento estratégico. Em sua carreira no setor público na UFPE, foi coordenadora de monitoria e coordenadora setorial de extensão do CAA e vice-coordenadora do Núcleo (Departamento) de Gestão. É avaliadora de eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Revisora das revistas Organizações & Sociedade (O&S), Cadernos EBAPE.BR e outras. Membro do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA/CNPq). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: gente, negócios e trabalho em contextos periféricos; gênero e diversidade; turismo e hotelaria. Currículo Lattes

Marcio Gomes de Sá, Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor-pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado ao LAEPT (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho). É autor de alguns livros, dentre os quais destaca: Feirantes: quem são e como administram seus negócios e Filhos das feiras: uma composição do campo de negócios agreste (Editora Massangana/Fundaj). Realizou período de estudos na Universidade de Bolonha (Itália), esteve como pesquisador visitante no Trinity College, Universidade de Dublin (Irlanda), e concluiu um doutorado em sociologia na Universidade do Minho, Braga (Portugal). Atuou na coliderança do tema epistemologias e teorizações em estudos organizacionais e administração da Anpad (2019-2020). Tem como principais temas de interesse: modernização periférica; gente, negócios e trabalho em contextos periféricos; epistemologia e metodologia em ciências sociais; administração e políticas públicas; organizações sem fins lucrativos; artesanato no Nordeste; e trabalho e trabalhadores na cultura. Atuou como professor-pesquisador na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2006-2019. Currículo Lattes

Jessica Rani Ferreira de Sousa, Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Doutoranda e mestra em administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa organização e sociedade (Propad/UFPE). Especialista em gestão pública pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2018-2019). Possui graduação em administração pela UFPE (2014). Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Também atua como pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (Geia) na UFPE/CAA e estudante participante do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP) na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Temas de interesse: teoria organizacional/administração geral; administração pública; implementação de políticas públicas; burocracia de nível de rua. Currículo Lattes.

Myrna Suely Silva Lorêto, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração – PROPAD/UFPE. Atualmente é professora adjunta do curso de Administração do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações, políticas públicas, artesanato, trabalho. Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2023-06-01