O PROJETO POLÍTICO DO CAPITALISMO FINANCEIRO E A FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO: contribuições de Luciano Gallino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n31.67352.p161-178

Palavras-chave:

capitalismo financeiro, flexibilização do trabalho, Luciano Gallino, sociologia contemporânea.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo introduzir as ideias e as contribuições do sociólogo italiano Luciano Gallino (1927-2015) para a compreensão do finanzcapitalismo — capitalismo financeiro —, bem como o contexto de emergência, a caracterização e atuação nas últimas décadas dessa nova etapa do capitalismo globalizado. Para Gallino, esse cenário político e econômico conduziu a sucessivas reformas e mudanças na vida econômica, no trabalho, nas manifestações culturais e sociais que criaram uma nova forma de extrair valor. O modo como o trabalho precário e flexibilizado funda uma forma de luta de classes gestada dentro do projeto político e econômico da globalização é utilizado como uma ilustração. Concluímos que as contribuições de Gallino para a compreensão dos limites do capitalismo financeiro e da flexibilização do trabalho têm potencial de inspirar a superação dessas condições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Negrão Chamma, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Mestra em Ciências Sociais, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Lattes.

Vinícius Azevedo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Bolsista CAPES-DS. Lattes.

Downloads

Publicado

2023-12-11