JEAN DE LÉRY ÀS AVESSAS: antropofagia tupinambá e a produção de conhecimento contra-colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n31.67379.p179-205

Palavras-chave:

sociologia do conhecimento, antropofagia tupinambá, literatura de viagem, contra-colonialidade.

Resumo

O seguinte artigo busca, a partir da obra Viagem à terra do Brasil de Jean de Léry, realizar uma leitura crítica do campo científico em vias de consolidação no século XVI, entendendo que sua pedra angular se localiza nas relações coloniais. Dessa forma, procurou-se analisar a obra de Léry em duas vias: a primeira, criticando a descrição objetificante enquanto produção de conhecimento colonial; e a segunda, realizando uma leitura a contrapelo, esquivando-se da representação moderna e colonial dos/as tupinambás e evidenciando-os como sujeitos/as de produção de conhecimento contra-colonial, tendo como cerne desse processo a antropofagia. Por fim, explorou-se a retomada dessa forma antropofágica de produção de conhecimento tendo como exemplo o trabalho feito por Glicéria Tupinambá. Como resultado, entende-se que o pensamento antropofágico pode carregar em si a capacidade de desestabilizar e subverter o próprio pensamento científico e seus inerentes fundamentos coloniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Arley de Almeida Junior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp-FFC/Marília). Lattes.

Luís Antônio Francisco de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Mestrado e doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo. Livre-Docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, campus de Marília. Lattes.

Downloads

Publicado

2023-12-11