“SARAVÁ KEHINDE!”: o carnaval do Rio de Janeiro como manifesto político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n32.69595.p69-86

Palavras-chave:

carnaval, emoção, política, literatura

Resumo

O presente artigo discute a emoção no universo das escolas de samba do Rio de Janeiro. Tomada como um elemento central e um sentimento universal durante o processo de construção do desfile de carnaval, a emoção é capaz de impulsionar as escolas de samba na disputa do concurso de carnaval. Diante da mobilização frequente de múltiplos sentimentos pelos diversos atores das agremiações, este artigo se propõe a investigar os impactos, efeitos e consequências da emoção no carnaval das escolas de samba. Para tanto, tem-se como objeto central do estudo o desfile Um defeito de cor, baseado em livro homônimo (Gonçalves, 2006), da escola de samba Portela, eleito nas categorias melhor enredo e melhor desfile do carnaval 2024 em uma premiação de grande relevância no carnaval do Rio de Janeiro. A análise do trabalho está centralizada no campo da antropologia das emoções e em conceitos desenvolvidos por Lila Abu-Lughod e Catherine Lutz (1990). Para além de apresentar a sistematização desse campo teórico pelas autoras na década de 1980, o artigo expõe elementos presentes no universo das escolas de samba e o desfile de 2024 da Portela. Como resultado, observou-se que a emoção é o fator responsável por produzir uma dimensão micropolítica no carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro que busca alterações da realidade social dos desfilantes e do público.

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Biografia do Autor

Carlos Antonio Nascimento de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ). Bacharel em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/7328723979927728.

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Publicado

2024-06-05

Edição

Seção

ARTIGOS