O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CURRÍCULO QUILOMBOLA: uma realidade pedagógica encontrada na Comunidade Negra Paratibe-PB

Autores

  • Ygor Yuri de Luna Cavalcante Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A experiência escolar encontrada durante a dissertação de mestrado na escola que atende aos descendestes quilombolas da Comunidade Negra Paratibe, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Antonia Socorro da Silva Machado, apresenta um cenário ainda longe das suas demandas educacionais e identidárias. Encontramos nessa escola um ensino de Geografia sem praticamente alguma vinculação com a realidade da comunidade quilombola, além disso, verificamos a falta de uma formação continuada dos professores a respeito da diversidade étnico-racial e cultural dos descendentes quilombolas que lá vivem, porém, existem alguns professores que procuram desenvolver uma educação quilombola apesar dos limites pedagógicos. Com isso objetivamos refletir sobre essa experiência que o ensino de Geografia em conjunto com o currículo escolar, vem tentando construir uma educação quilombola e tentar compreender como os procedimentos pedagógicos vêm sendo construído com os educandos. Palavras-chave: Ensino de Geografia; Educação quilombola; Comunidade Negra Paratibe

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais