A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E OS DIREITOS HUMANOS: UMA AÇÃO AFIRMATIVA NA SEARA EDUCACIONAL
Resumo
Este trabalho visa discutir sobre a educação das relações étnico-raciais e os direitos humanos na seara educacional, tendo em vista que essa área de conhecimento precisa ser dialogada, discutida e implementada como uma ação afirmativa nas escolas. Com base nisso, o objetivo é compreender a configuração de uma educação das relações étnico-raciais positivas, a partir de autores como Santos (2010), Candau (2012), que argumentam acerca do campo dos direitos humanos, Borges (2014), que traz contribuições acerca no ambiente escolar no qual necessita incluir os sujeitos anteriormente marginalizados, Gomes (2007), Silva (2012). Vale ressaltar que o presente trabalho reflete questões preliminares de nossa pesquisa de mestrado, que se encontra em fase de revisão bibliográfica e documental. No tocante à metodologia utilizada, é um estudo qualitativo, com revisão bibliográfica, baseada nos autores supracitados. Destarte, como indicações do levantamento bibliográfico preliminar, tem-se que a educação das relações étnico-raciais é um campo que precisa ser discutido entre aqueles que compõem a escola, bem como para com a comunidade, a fim de que os alunos tenham o reconhecimento da sua identidade no ambiente escolar. Portanto, uma escola que, diante dessa pluralidade, não insere esta temática em sua prática pedagógica, torna-se omissa no seu papel social, pois esta discussão faz-se a partir das políticas educacionais com suas teorias e práticas. PALAVRAS-CHAVE: Educação das Relações Étnico-Raciais. Direitos Humanos. EscolasDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-06
Edição
Seção
Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais