O ELO DA INCLUSÃO NEGRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/CERES – CAICÓ – RN: UM ESTUDO DA LEI Nº 12.711/2012

Autores

  • Gillyane Dantas dos Santos Graduanda de Pedagogia - Licenciatura Plena - Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN)/Centro de Ensino Superior do Seridó(CERES). Bolsista pesquisadora filiada ao Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Educação Étnico-Racial.
  • Maria de Fátima Garcia

Resumo

Abordar as questões raciais no Brasil reveste-se de complexidade, pois vivemos em uma pseudo-democracia influenciada pelo livro "Casa Grande e Senzala" de Gilberto Freyre, o qual relata uma falsa harmonia entre brancos, negros e índios, no período da escravidão. É perceptível que a exclusão étnico-racial ainda existe em grande escala sendo um forte entrave para o desenvolvimento social e econômico do país. Precisamos reescrever a nossa história de forma a que os negros e demais grupos desfavorecidos tenham o direito à educação sob uma concepção cidadã do que se entende por direito e democracia. O acesso às universidades no nosso país por muito tempo foi completamente segregativo, estando diretamente restrito às elites. Somente após muitas lutas este cenário apresenta algumas mudanças, e a Lei N° 12.711/2012, integra o conjunto de legislações de ações afirmativas garantindo-se 50% das vagas dos cursos aos estudantes negros que estudaram em escola pública. Esta pesquisa tem como base o estudo desta lei e como principal objetivo investigar como acontece o acesso e a permanência desses alunos negros e cotistas na UFRN/CERES/Caicó-RN. “Quem são esses alunos, como se enxergam e como se desenvolvem academicamente no ambiente universitário?”, é a dúvida de pesquisa, orientadora do estudo. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa e os dados são produzidos em dois momentos: a partir da entrada dos mesmos na universidade e, depois, ao longo do curso. Levantamento de dados junto à COMPERVE (Comissão Permanente de Vestibular da UFRN), questionários de auto-identificação feitos no curso de Pedagogia, entrevistas, são alguns dos instrumentos utilizados para se quantificar e qualificar a entrada e a permanência desses alunos. O estudo encontra-se em sua segunda fase: o primeiro foi a busca de informações relacionadas à auto-declaração junto à COMPERVE e a segunda, compreender a auto-declaração após o início e durante o curso, em comparação com os dados oferecidos no ato da inscrição do vestibular. Os resultados demonstram uma mudança significativa na autopercepção de si em relação à declaração racial inicial. O que motivou tal mudança e o que reflete essa mudança será a próxima etapa do estudo.

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Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Iniciação Científica