RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL EM UMA UNIVERSIDADE DE CIÊCIAS DA SAÚDE

Autores

  • Sandra Bomfim Queiroz Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Resumo

A efetivação das políticas afirmativas do Sistema Único de Saúde – SUS depende, de forma significativa, da implementação dos conteúdos inerentes a educação para as relações étnico-raciais na formação inicial dos profissionais da saúde, em forma de disciplina ou módulos. Com o objetivo de demonstrar a importância dessa formação, é que relataremos as experiências vivenciadas enquanto professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal, desde 2012. Evidenciamos três aspectos da experiência docente do ponto de vista metodológico: o ensino, a pesquisa e a extensão. Os resultados indicam a aceitação da disciplina e a participação efetiva de alunos em atividades de extensão, com orientações de trabalhos finais de curso, além de pesquisas em torno da temática étnico-racial. Mas o resultado mais significativo tem sido a desconstrução sistemática de atitudes racistas e discriminatórias, além do fortalecimento de um espaço de afirmação identitária dos alunos.

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Biografia do Autor

Sandra Bomfim Queiroz, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Professora Assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, ministrando a a disciplina Educação para as Relações Étnico- Raciais, lotada no Núcleo de Ciências Humanas, Sociais e de Políticas Públicas/NUCISP e Mestra em Educação / UFAL.

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Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais