POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE INCLUSÃO: RELATOS E EXPERIÊNCIAS NA CRECHE PEDACINHO DO AMOR- GURINHÉM- PB

Autores

  • José Romário Araújo Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA(UEPB)

Resumo

Neste trabalho intencionamos discutir as medidas afirmativas para valorizar a criança negra no âmbito escolar, ao qual ainda está inserida num contexto excludente, que usa de mecanismos permeados por um discurso homogeneizante, que retrata meninos (as) negros (as) de forma estereotipada. Partindo da premissa de que os direitos devem ser respeitados, analisamos em um primeiro momento como se configurou o processo educacional e a inserção dos negros (as) no espaço escolar no século XIX e inicio do XX. Refletimos acerca do preconceito racial, e a inserção de um currículo que é utilizado de forma excludente, onde não contempla a diversidade cultural existente nesse âmbito, acarretando desse modo prejuízos para aqueles que estão à margem dessas políticas que não insere mais exclui e dilui os indivíduos de modo pejorativo. Por fim delineamos instrumentos que valorizam a cultura negra, através de políticas de inclusão e afirmação na creche Pedacinho do Amor Município de Gurinhém PB. Palavras-Chave: Inclusão. Espaço Escolar. Criança Negra

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Biografia do Autor

José Romário Araújo Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA(UEPB)

Departamento de educação, UEPB especialização em Educação Étnico racial na educação infantil.

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Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais