UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EDUCACIONAL DE VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA APARTIR DA DANÇA E CAPOEIRA.

Autores

  • Bruno Ferreira Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Lidiane Alves Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Fábio Cardan de Sousa Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Rildo Oliveira Fernandes Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cristina Silva Daxenberguer Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de didático-pedagógica de valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira a partir da produção de um vídeo-documentário sobre dança e capoeira desenvolvido por graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Paraíba, Campus II, na disciplina Educação e Inclusão Social. O vídeo-documentário foi realizado a partir de entrevistas com capoeiristas, da zona urbana e da zona rural da comunidade Chã de Jardim e com os integrantes do grupo de dança de tradições folclóricas Moenda, na cidade de Areia, estado da Paraíba. A partir dos dados coletados sobre dança e capoeira na cidade de Areia, organizou-se a produção em um vídeo-documentário que servirá de ferramenta para a valorização da cultura afro-brasileira e a eliminação de discriminação sobre aspectos relacionados à cultura afrodescedente, que muitas vezes não são tão valorizados no currículo escolar. O recurso áudio visual é um instrumento muito atrativo para os jovens possibilitando o desenvolvendo de uma aprendizagem mais significativa.

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Biografia do Autor

Bruno Ferreira Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia/PB, centro de Ciências Agrárias. Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais. Pesquisa sobre o ensino de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais para crianças matriculadas no ensino regular do ensino básico, na cidade de Areia/PB

Lidiane Alves Soares, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia/PB, centro de Ciências Agrárias. Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais.

Fábio Cardan de Sousa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia/PB, centro de Ciências Agrárias. Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais.

Rildo Oliveira Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia/PB, centro de Ciências Agrárias. Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais.

Ana Cristina Silva Daxenberguer, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora do curso Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia/PB, centro de Ciências Agrárias. Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais.

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Publicado

2015-03-17

Edição

Seção

Iniciação Científica