PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ALAGOA GRANDE/PB

Autores

  • Leonardo Sousa da Silva Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Cilene de Sousa Agostinho Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Luis Carlos Oliveira da Silva Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Maria de Fátima de Sales Silva Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Resumo

No ano de 2013 a Lei 10.639/2003 completou dez anos em vigor, porém, pouco se sabe a respeito do seu cumprimento quanto às práticas realizadas para a sua efetivação no ambiente escolar e a aplicação dos conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira e africana. A partir de pesquisas e estudos realizados na área como os de Gomes & Jesus (2013), Santana (2006), Luz (2006), Mello (2002), Candau & Anhorn (2000), Conceição (2006) e Lopes (2006), foi realizado um mapeamento das práticas pedagógicas e curriculares dos professores nas escolas municipais de ensino fundamental na cidade de Alagoa Grande – PB com o objetivo de identificar ações ou práticas que revelem a contribuição desses profissionais ou não para a implementação da Lei no município, bem como são seus conceitos e atitudes diante da obrigatoriedade da mesma. Além de compreender os motivos que os levam a desconhecerem o que propõe a Lei e suas Diretrizes. Palavras-chave: Lei 10.639/2003. Práticas pedagógicas. Mapeamento.

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Biografia do Autor

Leonardo Sousa da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Educação para as Reações Étnico-raciais História

Cilene de Sousa Agostinho, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Educação para as Reações Étnico-raciais História

Luis Carlos Oliveira da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Educação para as Reações Étnico-raciais História

Maria de Fátima de Sales Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Educação para as Reações Étnico-raciais História

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Publicado

2015-03-17

Edição

Seção

Iniciação Científica