Chamada de trabalhos Claves-ubimus 2021

2021-05-07

Claves é a revista interdisciplinar de música do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba. Normalmente, Claves aceita trabalhos acadêmicos inéditos (artigos, relatos de pesquisa e resenhas)  em sistema de fluxo contínuo. Recentemente, números temáticos com chamadas especiais tornaram-se mais e mais frequentes, conferindo uma nova imagem à revista. 

 

Para o semestre 2021.2, a revista aceitará artigos em português, espanhol, italiano, francês e alemão, associados ao XI Workshop de Música Ubíqua (UbiMus 2021) a ser realizado em Porto, 6-8 de setembro de 2021. Os organizadores do dossiê temático são João Svidzinski (UFPB-Paris8/CICM-Ircam), Damián Keller (NAP-UFAC) e Marcello Messina (UFPB-NAP-UFAC).

 

Coerentemente com as últimas investigações e os recentes manifestos do g-ubimus, a situação atual da pandemia tornou urgentes as discussões críticas sobre presença, interação remota, temporalidades e espacialidades nas práticas criativas em música. Consequentemente, tópicos sugeridos para este dossiê podem incluir as temáticas listadas abaixo. Entretanto, a escolha dos tópicos não é limitada aos exemplos elencados, e uma pluralidade de abordagens é sempre bem-vinda no g-ubimus.

 

  • Interação remota em rede e interação musical assíncrona: Quais são as implicações técnicas, cognitivas e sociais do fazer musical via dispositivos computacionais? Quais são as vantagens e as limitações do fazer musical assíncrono a distância? Qual é o impacto desse contexto sócio-tecnológico nos processos e nos produtos criativos?
  • Sistemas síncronos de programação musical: Estratégias de incorporação de práticas de live coding e live patching nos contextos ubimus. Demandas computacionais, demandas cognitivas e impacto social da adoção de práticas síncronas.
  • Presença e ausência na colaboração musical: Como conceituar a presença e a ausência no contexto da interação remota? É possível desenvolver enfoques consistentes para dar suporte a agentes heterogêneos na atividade musical (incluindo dispositivos robóticos, plantas, animais e participações humanas em contextos culturais diversos)?
  • Criatividade musical cotidiana e mobilidade: Restrições e oportunidades de engajamento nos contextos cotidianos. Os espaços domésticos como nova fronteira do fazer musical. O impacto das restrições de mobilidade e as alternativas emergentes através do suporte computacional ubíquo.
  • Práticas criativas cognitivo-ecológicas e suas implicações na pandemia: Estratégias para viabilizar a utilização de recursos em modalidades múltiplas nas atividades criativas. Alternativas fundamentadas em cognição ecológica para enfrentar as restrições de mobilidade e de interação social presencial.
  • Ontologias e fenomenologias dos recursos ubimus: IoMusT, pensamento computacional, estratégias robóticas, DIT, DIT e outras abordagens. Enfoques computacionais, gerativos, de design e de implementação para ampliar o leque de ferramentas e conceitos visando a convergência tecnológica.
  • Aspectos teóricos e metodológicos das relações espaço-temporais em ubimus: Análise de estudos empíricos e exploração de aspectos espaciais e temporais nas práticas criativas musicais.

 

Submissões de artigos

 

1a chamada

Itens submetidos ao workshop ubimus 2021 serão automaticamente considerados e selecionados para este dossiê. Os autores(as) dos artigos selecionados serão contatados pelos organizadores.

 

Informações e submissões: https://dei.fe.up.pt/ubimus/ 

 

2a chamada 

Artigos (8-15 páginas), ou partituras/patches/peças/instalações com documentação audiovisual e comentário crítico (2-4 páginas)  podem ser encaminhadas até o dia 1 de  julho de 2021 para João Svidzinski svidzinski@gmail.com com cópia para Marcello Messina marcello@ccta.ufpb.br.