BRUXAS E MONSTROS NAS REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS DE GOYA.

Autores

  • Vinícius Vasconcelos Castro Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as representações pictóricas da bruxaria na série Los Caprichos de Francisco José de Goya y Lucientes e sua crítica social à Inquisição espanhola. A série Los Caprichos publicada em 1799, compreende um conjunto de 80 gravuras, entre as quais foram escolhidas cinco gravuras: El sueño de la razón produce monstruos, Buen Viagem, Valeverunt, Linda Maestra e Devota Profisión, para serem analisadas ao longo deste texto. As imagens decodificadas por Goya relatam os reais interesses da Inquisição espanhola que lançara sua cobiça pela riqueza judaica, além do mais, a bruxaria e as representações demoníacas são apropriações da Igreja Católica e da Coroa lançada no imaginário da época para maior controle do povo, assim Goya fez sua crítica à Igreja e sua máquina de produzir monstros. Palavras-chaves: Goya, Pintura, Representação, Bruxaria e Inquisição.

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Biografia do Autor

Vinícius Vasconcelos Castro, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

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Publicado

2012-10-11

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre