A reminiscência do politeísmo árabe no Islã

Autores

  • Celia Daniele Moreira de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em História Social http://orcid.org/0000-0002-1072-8041
  • Cristiane Vieira Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro / Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-0476.2019v9n1.45206

Palavras-chave:

Politeísmo árabe, Jaḥiliya, Islã

Resumo

O Islã surgiu como uma fé monoteísta de linhagem abraâmica no seio da Península Arábica no séc. VII e desde sua fundação se manteve indissociável e profundamente imbricado com a identidade árabe. Não só pela língua da revelação corânica, o livro sagrado dos muçulmanos, ser o árabe, mas pela própria ligação que a religião terá com a noção de pertencimento a uma cultura, a um povo, que transcenderá as fronteiras peninsulares e se difundirá como que inerente à própria condição de ser muçulmano. Até hoje há uma confusão entre o que é ser árabe e o que é ser muçulmano, pois ambas as identidades se entremearam na constituição da fé islâmica. Contudo, a identidade árabe anterior ao Islã estava calcada em uma fé politeísta autóctone, religiosidade esta que regia aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos de então, mas sobretudo a própria noção de conexão e pertencimento das tribos árabes ao seu meio. Dessa maneira, a proposta deste artigo é argumentar em que medida o Islã romperia totalmente com essa religiosidade e se o mesmo ao abarcar a cultura árabe como sua identificação, não teria trazido para si elementos do politeísmo pré-islâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Daniele Moreira de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em História Social

Doutoranda em História Social pelo PPGHIS-UFRJ, orientada por Murilo Sebe Bon Meihy. Mestra em História Comparada pela UFRJ. Bolsista FAPERJ Nota Dez.

Cristiane Vieira Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Faculdade de Letras

Licenciada em Letras na habilitação Português/ Árabe pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre