DETERMINANTES DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DA 4ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Resumo
Nos últimos anos, o papel da educação sobre o crescimento econômico e a sua função social tem ganhado bastante espaço nos debates políticos e acadêmicos. Sabe-se que uma população mais educada é beneficiada com um maior produto econômico e elevado retorno social. Deste modo, o objetivo deste trabalho é evidenciar quais atributos pessoais e escolares são determinantes no desempenho dos alunos em testes de proficiência de matemática para uma turma de 4ª série. Entre os principais resultados, encontrou-se que o contexto familiar tem uma forte relação com o desempenho destes. E ainda, as mulheres, os indivíduos negros, e aqueles considerados pobres apresentaram desempenho inferior quando comparado aos seus pares em testes de matemática. Outro ponto analisado foi a região de residência, o fato do indivíduo, por exemplo, morar na região Nordeste aumenta a probabilidade deste obter menores notas nos exames. Portanto, como sugestão final, é preciso atuar em políticas educacionais nos anos iniciais de formação para poder obter ganhos futuros na qualificação da mão de obra brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-19
Edição
Seção
Artigos