ENTRAVES AO ACESSO E À CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO EM ÁREAS RURAIS E URBANAS BRASILEIRAS

Autores

  • Maria Micheliana da Costa Silva
  • Lorena Vieira Costa
  • Marília Fernandes Maciel Gomes

Resumo

Este estudo buscou identificar e analisar os entraves à continuação e conclusão do Ensino Médio pelos jovens brasileiros, com o intuito de identificar se existe maior propensão ao abandono dos jovens moradores das zonas rurais em comparação àqueles residentes em áreas urbanas, além de verificar que características individuais e socioeconômicas influenciam o abandono escolar por parte desses jovens, bem como a influência da oferta de escolas e de transporte escolar. Para tanto, optou-se por um modelo de escolha binária, o probit. Os dados utilizados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2009. Entre os principais resultados, tem-se que, jovens em áreas rurais possuem maior propensão ao abandono, assim como aqueles que são chefes de família e que exercem algum tipo de trabalho tanto em áreas urbanas quanto rurais. Para as áreas rurais, a oferta de escolas é um fator importante, visto que quanto maior o número de escolas por mil jovens residentes, menor a probabilidade de abandono. A probabilidade de um jovem brasileiro residente em meio rural, do sexo masculino, responsável pelo domicílio, pobre e trabalhador agrícola não ter prosseguido nos estudos até o término do Ensino Médio é de 80%, enquanto que jovens urbanos com tais características, essa probabilidade é de 70%. Evidencia-se a necessidade minimizar essas dificuldades para que os jovens possam progredir em seus estudos, por meio de políticas públicas específicas.

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Publicado

2012-06-20