COMPETITIVIDADE DO AGRONEGÓCIO CEARENSE NO MERCADO INTERNACIONAL: O CASO DA AMÊNDOA DA CASTANHA DE CAJU E MELÃO

Autores

  • Sciena Servia de Araújo Viana
  • Lucia Maria Ramos Silva
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima
  • Lucas Antonio de Sousa Leite

Resumo

Objetivou-se analisar a competitividade das exportações de produtos selecionados (amêndoa da castanha de caju (A CC), melão) do agronegócio cearense, no período de 1998 a 2003. Para tanto, utilizaram-se indicadores de desempenho das exporta ções: Indicador de Vantagem Comparativa Revelada (VCR), Taxa de Cobertura (TC) e o modelo Constant Market Share (CMS). Verficou-se queda das exportações da A CC cearense, a qual foi decorrente principalmente de perdas de competitividade, em menor proporção, do efeito destino das exportações. O melão apresentou substancial incremento na pauta de exportação, inclusive com a inserção de novos mercados. O crescimento das exportações é explicado, basicamente, pelo efeito competitividade que foi influenciado por condições internas favoráveis, como os incentivos governamentais para o desenvolvimento da agricultura irrigada, em especialfruticultura irrigada.

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Publicado

2004-06-01