Introdução ao pensamento filosófico africano

Autores

  • João Paulo de Azevedo Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Everaldo Fernandes da Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

As indagações foram as forças que movimentaram a pesquisa para buscar um sentir-pensar que ultrapassem os limites eurocêntricos e coloniais. Perguntas como: o que é filosofia? Por quais motivos até o momento só nos chegou uma única forma de filosofia/filosofar? Quais são as epistemologias/filosofias que estão sendo produzidas atualmente no sul global? Essas questões levaram nosso corpo-espírito-alma encontrar novas lentes interpretativas para o mundo a partir do sul-global, especificamente, dos africanos e dos afrodiaspóricos. Por isso, formulamos introduzir o pensamento africano a partir da busca epistêmica e existencial-política de deslocamentos interpretativos que ultrapassam os modos de sentir, observar, pensar e refletir do ocidente. Neste roteiro, concluímos que as filosofias africanas referendam um leque de possibilidades de enxergar, sentir e viver a vida, que a partir delas podemos perceber os envolvimentos de todos/as em comunidade sem que haja necessidade de relações verticais e assimétricas entre humanos, a natureza, a ancestralidade e as espiritualidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo de Azevedo Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

 

Everaldo Fernandes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

 Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC). Coordenador do Grupo de Estudos: Filosofias Africanas. Estuda Educação Popular e temáticas das Ciências da Religião. 

Downloads

Publicado

2023-01-05

Como Citar

AZEVEDO SILVA, J. P. de; FERNANDES DA SILVA, E. . Introdução ao pensamento filosófico africano . Revista Educare (Online), [S. l.], v. 8, n. Edição de contínuo fluxo, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/educare/article/view/65394. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Filosofia da Educação