I & S: Estudos 30 anos de publicação ininterrupta

Corria o ano de 1991 quando uma nova revista, com periodicidade anual, foi apresentada à comunidade de Ciência da Informação brasileira, como parte do processo de reestruturação curricular do Mestrado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1999 sua periodicidade passou a semestral, condição que perdurou até 2007, quando passou a trimestral, passando a quadrimestral em 2019 com publicação em fluxo.

O número ١ do volume 13 (2003) assinala o momento em que a revista passa a ser produzida e publicada exclusivamente em meio digital, e editorial do Prof. Carlos Xavier de Azevedo Neto assinala essa efeméride: “Uma nova fase da Informação & Sociedade: Estudos”. Desde então, os editoriais assumiram um espaço de diálogo entre a revista e a comunidade científica que a alimenta, com sua produção e leitura. A princípio, estiveram à cargo de professores do Departamento de Biblioteconomia e Documentação, atual Departamento de Ciência da Informação1, mas a partir do n.2 do volume 14 (2004) passaram a ser escritos pelos editores da revista. No primeiro deles, as Profas. Alzira Karla Araújo da Silva e Joana Coeli Ribeiro Garcia celebram os 50 de existência da Universidade Federal da Paraíba.

Ao longo do tempo as temáticas dos editoriais foram diversificadas, sempre abordando assuntos de interesse do campo da informação, como a relação entre hipertexto e periódicos (v.15 n.1), a relevância da informação para a sociedade (v.18 n.3), revisão por pares (v.20 n.2), a desejável multiplicação dos periódicos científicos (v.20 n.3), as condições para a produção científica no Brasil (v.21 n.1), as listas de listas na web (v.24 n.1), colégio invisível na sociedade em rede (V.28 n.2); ou, mesmo, da revista: o desafio continua, sobre classificação no Qualis da Capes (v.19 n.3), o desafio da qualidade, sobre o processo de editoração (v.20 n.1), a indexação no Journal Citation Reports (v.21 n.2), os 20 anos de publicação (v.22 Esp.).

Essa história está muito bem contada, neste número comemorativo, no texto das Profas. Lena Vania Ribeiro Pinheiro e Tania Chalhub, Inf.&Soc.: Est. Espelho da Ciência da Informação no Brasil, que traz informações sobre as publicações, autores e temas da revista, no recorte temporal de 2005 a 2019. Derivado de pesquisa inédita, o artigo merece atenção especial dos leitores.

Nossa chegada à Editoria Científica da Inf.&Soc. se deu no n.2 do v.19 (2009). Ao longo de 11 anos trabalhamos para manter a qualidade da revista, dando continuidade aos editoriais temáticos e à periodicidade recentemente alterada para quadrimestral , ampliando o diálogo com a comunidade científica das áreas relacionadas ao estudo da informação na sociedade, adotando novas políticas de submissão que nos permitiram diminuir para três meses o período de avaliação de artigos e mantendo a alta classificação alcançada no Qualis.

Por fim, devemos ressaltar que em todos esses processos o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB, responsável pela revista, através da sua coordenação e da Comissão Editorial, formada por docentes do Programa, foi fundamental. E o compromisso dos pesquisadores da área com a missão de avaliação cega dos manuscritos se manteve forte, revelando, por sua vez, sua profunda vinculação com a comunidade acadêmica.

Nossos votos, neste momento festivo, são de vida ainda mais longa, de continuidade do sucesso e da relevância da Inf.&Soc. entre os periódicos da área. Parabéns!

Gustavo Henrique de Araújo Freire

Isa Maria Freire

Editores


1 Profs. Eliany Alvarenga de Araújo (v.13 n.2), Marynice de Medeiros Matos Autran (v.14 n.1), Joana Coeli Ribeiro Garcia (v.15 n.2), Guilherme Ataíde Dias (v.16 n.2), Gustavo Henrique de Araújo Freire (v.17 n.1).

Editorial