Marketing na Ciência da Informação brasileira: quatro décadas de produção

Autores

  • Jorge Moisés Kroll do Prado Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Coordenador da Rede de Bibliotecas de Santa Catarina - Florianópolis). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Information Coordinator do Comitê Permanente para América Latina e Caribe da International Federation of Library Associations (IFLA/LAC).
  • Adilson Luiz Pinto Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Marketing, Ciência da Informação, Produção científica

Resumo

Este artigo traz um levantamento e análise da produção intelectual brasileira sobre Marketing em fontes de informação da Ciência da Informação. Uma pesquisa exploratória e inicialmente quantitativa foi realizada em todos os periódicos científicos em acesso aberto ativos da Ciência da Informação, numa cobertura cronológica de 1972 a dezembro de 2017. Em seguida, o levantamento é realizado nos bancos de dissertações e teses do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sem delimitação temporal. A pesquisa finaliza-se numa terceira fonte de informação, que são os anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) dos últimos sete anos. A todos os dados levantados, foi realizada uma análise qualitativa com a finalidade de apontar algumas características da produção. Verificou-se que há uma forte relação de se associar marketing com a comunicação, divulgação e tecnologia em diferentes tipologias de bibliotecas (universitárias, escolares, públicas e especializadas) e em poucas outras unidades de informação, como centros de pesquisa. Raros são os textos que buscaram refletir sobre o conceito de maneira empírica, com contribuições e relações junto com a Ciência da Informação.

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Biografia do Autor

Jorge Moisés Kroll do Prado, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Coordenador da Rede de Bibliotecas de Santa Catarina - Florianópolis). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Information Coordinator do Comitê Permanente para América Latina e Caribe da International Federation of Library Associations (IFLA/LAC).

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e bacharel em Biblioteconomia pela mesma instituição. Coordenador da Rede de Bibliotecas do Senac Santa Catarina, Information Coordinator do Comitê Permanente para América Latina e Caribe da International Federation of Library Associations (IFLA/LAC). Editor da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD).

Adilson Luiz Pinto, Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Documentación pela Universidade Carlos III de Madrid.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Prado, J. M. K. do, & Pinto, A. L. (2018). Marketing na Ciência da Informação brasileira: quatro décadas de produção. Informação &Amp; Sociedade, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/37935

Edição

Seção

Artigos de Revisão