https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/issue/feed Informação & Sociedade 2024-08-19T11:17:09-03:00 Dra. Izabel França de Lima inform.sociedade.ufpb@gmail.com Open Journal Systems <p align="justify">Informação &amp; Sociedade (I&amp;S) é um periódico na área da Ciência da Informação vinculado ao <a href="http://dci.ccsa.ufpb.br/ppgci">Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação</a> da Universidade Federal da Paraíba. I&amp;S está avaliado na base de dados <a href="http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces">Qualis da CAPES como A2 e possui Índice h5: 8 e Meidana h5: 11 no Google Scholar.</a></p> <div id="spoon-plugin-kncgbdglledmjmpnikebkagnchfdehbm-2" style="display: none;"> </div> https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/58001 A avaliação atitudinal na imprensa espanhola 2023-12-28T11:17:44-03:00 Juan Ramón Guijarro-Ojeda jrgo@ugr.es Raúl Ruiz-Cecilia raulruiz@ugr.es <p>Neste artigo, realiza-se um exercício de Análise Crítica do Discurso comparativo da imprensa conservadora e progressista espanholas por meio do estudo da linguagem da valoração no âmbito da atitude e seus componentes de afeto, juízo e apreciação. Estuda-se um corpus de notícias publicadas sobre o casamento homoafetivo na Espanha e o debate surgido em torno da ratificação de sua constitucionalidade pelo Tribunal Constitucional em 2012, após um grupo de parlamentares conservadores espanhóis ter apresentado um recurso de inconstitucionalidade em 2005, logo após sua aprovação legal. Metodologicamente, as notícias conservadoras e progressistas são estudadas de forma individualizada e comparativa, considerando a atitude (afeto, juízo e apreciação), segundo as diretrizes de Martin e White (2005) e sua Teoria da Avaliação. A análise dos resultados revela como a imprensa conservadora apresenta uma valoração tendencialmente negativa em relação ao casamento homoafetivo e toda a sua rede social de agentes e valores; enquanto a imprensa progressista projeta uma imagem favorável desse fenômeno, destacando um forte trabalho de denúncia social da homofobia sofrida por esse grupo por parte dos poderes políticos ou religiosos.</p> 2024-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67315 O Radiojornalismo na Comunidade Quilombola de Santa Maria das Mangueiras 2023-12-28T11:41:54-03:00 Marciley Alves Dias marcileyster@gmail.com Liliam Deisy Ghizoni Ldghizoni@utf.edu.br Jéssica Painkow Rosa Cavalcante jessicapainkow@hotmail.com <p>Este artigo tem como objetivo geral analisar o papel do radiojornalismo na percepção da Comunidade Quilombola de Santa Maria das Mangueiras, localizada no Estado do Tocantins. Para tanto, busca-se traçar o perfil dessa comunidade, investigando o acesso e o consumo de informações por meio do rádio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza métodos de procedimento histórico, bibliográfico e documental. Esses métodos são empregados para comparar os argumentos e fatos presentes na literatura, a fim de oferecer a melhor solução para a problemática abordada. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez moradores da comunidade. Na Comunidade visitada, o rádio se tornou um meio de informação e afetividade, fortalecendo os laços entre os moradores e a comunidade em geral. O radiojornalismo tem se mostrado uma ferramenta importante na comunicação com as comunidades quilombolas. Na Comunidade visitada, os moradores estabeleceram uma relação de confiança com o rádio, que se tornou um meio de informação e entretenimento.</p> 2024-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade: Estudos https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67818 Sistema de recompensas da ciência e os meios alternativos de avaliar o impacto social 2023-12-28T12:52:36-03:00 Marcia Regina Silva marciaregina@usp.br João de Melo Maricato jmmaricato@gmail.com <p>A emergência de novas formas de disseminar e avaliar a produção científica, por meio da atenção <em>online</em>, introduz elementos adicionais a serem considerados como capital simbólico na busca por reconhecimento científico. Esta pesquisa visa compreender se, ao empregar o referencial teórico de campo científico proposto por Bourdieu, os pesquisadores buscam adquirir capital simbólico e mensurar o impacto social de seus trabalhos, considerando a atenção <em>online</em> e os indicadores altmétricos associados às suas publicações em mídias sociais. Este estudo, teórico-reflexivo e exploratório, examina um questionário aplicado aos autores. A maioria dos pesquisadores divulga seus resultados em redes sociais, mas não está ciente do destaque altmétrico de seus trabalhos relacionados às teorias bourdieusianas. Existe uma preferência por mídias sociais de maior alcance, refletindo uma busca por visibilidade social ampliada. Grande parte dos pesquisadores vê os indicadores altmétricos como possíveis representantes de capital simbólico, valorizando essas métricas para além do âmbito acadêmico. O processo de adaptação às práticas emergentes de divulgação científica em redes sociais ainda está se consolidando na comunidade científica, o que é evidenciado pela ausência de monitoramento ativo da atenção social dirigida às publicações.</p> 2024-09-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67051 As Facetas da experiência do usuário aplicadas em banners de cookies 2024-04-17T18:34:10-03:00 Dayane Oliveira Martins dayane.om@gmail.com Cecilio Merlotti Rodas cecilio.rodas@unesp.br Ricardo César Gonçalves Sant'Ana ricardo.santana@unesp.br <p>Uma das ferramentas utilizadas para coletar dados, inclusive pessoais, de usuários de sítios eletrônicos são os chamados <em>cookies</em>, cuja finalidade é (ou deveria ser) apresentada aos usuários por meio dos chamados <em>banners</em> de <em>cookies</em>. A ausência de efetiva transparência por parte dos detentores de sítios eletrônicos impede que os usuários tenham informações claras, precisas e facilmente acessíveis acerca das operações de tratamentos realizadas com os dados coletados por meio dos <em>cookies</em>, gerando assimetria informacional, objeto de estudo da Ciência da Informação. Técnicas de experiência do usuário, como as facetas de experiência do usuário de Morville, devem ser aplicadas, visando a diminuição da assimetria informacional. O presente trabalho busca demonstrar como as facetas da experiência do usuário, preconizadas por Morville (2004), podem ser aplicadas na construção de <em>banners </em>de <em>cookies</em>. Além disso, o presente trabalho também investigou o nível de aderência às facetas de experiência do usuário de Morville, pelos 10 (dez) sítios eletrônicos mais acessados no Brasil, em 2022. Para tanto, a presente pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa de caráter bibliográfico, bem como buscou quais eram os sítios eletrônicos mais acessados no Brasil, avaliando: i. a presença de <em>banners</em> de <em>cookies</em>; ii. o nível de aderência das facetas de experiência do usuário em total, parcial e nulo. Dos 10 (dez) sítios avaliados, 3 (três) possuem <em>banners </em>de <em>cookies</em>, sendo que 1 (um) possui <em>banner</em> de primeiro e segundo níveis, demonstrando a necessidade de aplicação dos <em>banners</em> de <em>cookies</em> em sítios eletrônicos.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67734 Nicolas Roubakine pelas lentes de uma teoria crítica da informação 2024-02-20T13:32:07-03:00 Amanda Salomão amandachrisalomao@msn.com Arthur Coelho Bezerra arthurbezerra@ibict.br <p>No escopo dos estudos epistemológico-históricos e sociocríticos em Biblioteconomia e Ciência da Informação, o texto propõe uma reflexão sobre as possíveis aproximações entre o pensamento do bibliotecário russo Nicolas Roubakine (Rubakin) e a teoria crítica desenvolvida pelos membros do Instituto para Pesquisa Social, internacionalmente conhecidos como Escola de Frankfurt. O trabalho busca investigar se e sob quais condições a teoria bibliopsicológica elaborada pelo teórico russo nas décadas de 1880 a 1920, centrada para e pela leitura como instrumento de transformação social, apresenta convergências com os pressupostos críticos frankfurtianos desenvolvidos a partir da década de 1930, que irão servir de base para a proposta teórico-metodológica de uma teoria crítica da informação. A proposta, de fundo teórico, exploratório e abordagem qualitativa, adota critérios de pesquisa bibliográfica e histórica no âmbito da epistemologia em Biblioteconomia e Ciência da Informação e da perspectiva da teoria crítica no campo, partindo, de um lado, dos construtos teóricos-metodológicos tecidos por Nicolas Roubakine sobre a leitura e, por outro, dos pressupostos teórico-críticos trazidos pelos filósofos frankfurtianos Max Horkheimer e Herbert Marcuse; esses aportes são discutidos no âmbito informacional a partir de Arthur Coelho Bezerra e Gustavo Silva Saldanha, pela via dos estudos críticos em informação. Nos resultados, elencam-se três categorias de análise que apontam para possíveis relações entre ambas as teorias: fundamentação teórica; estrutura metodológica; e práxis transformadora. A pesquisa conclui que, na teoria bibliopsicológica de Roubakine, sobressai uma dimensão sociocrítica voltada para a Biblioteconomia e Ciência da Informação enquanto campo científico comprometido com a transformação social.</p> 2024-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68646 Objeto Digital Fair 2024-02-20T11:23:32-03:00 Luís Fernando Sayão luis.sayao@cnen.gov.br Luana Farias Sales lsales@ien.gov.br Washington Luís R. de Carvalho Segundo washingtonsegundo@ibict.br <p>O exercício da pesquisa científica, especialmente na cauda longa que é povoada por pequenos laboratórios que trabalham numa infinidade de projetos, gera e consome uma vasta quantidade de objetos digitais que são heterogêneos em várias dimensões: em termos de volume, formatos, modelos, tecnologias, complexidade estrutural, configurando um genuíno big dado científico. Para que esses objetos digitais sejam apropriadamente gerenciados de acordo com suas peculiaridades, a automação se torna determinante, e a necessidade de identificação dos tipos de diferentes objetos digitais, seu contexto disciplinar, bem como a qualificação da relação entre eles, tornam-se de grande relevância. O problema que se coloca neste contexto é que as atuais práticas de gestão de dados têm se mostrado ineficientes relegando grande parte dos ativos digitais a uma condição de invisibilidade e sem condições de acesso e reúso por <em>stakolders</em> humanos e computacionais. Em busca de uma solução para esse dilema é proposto uma unidade abstrata de conhecimento, referenciada por identificadores persistentes e descrita por metadados capazes de interagir com sistemas automatizados, denominado Objeto Digital FAIR (FDO). Neste sentido, o presente artigo tem como metodologia uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, apresentando um estudo conceitual, epistemológico, histórico e técnico, cujo objetivo é analisar o conceito de FDO, examinando as suas possíveis contribuições para as convergências tecnológicas e informacionais necessárias para se superar a atual ineficiência da gestão de dados. Como resultado é apresentada uma nova concepção de gestão de objetos digitais, que considera os princípios FAIR já na sua arquitetura e que através da acionabilidade por máquina pode nos levar a uma nova geração da Internet: Uma Internet FAIR de Dados e Serviços. Concui-se que o conceito de FDO muda significantemente a visão sobre o que um dataset deve ser, tornando necessária a decodificação e a disseminação de conhecimentos que habilitem esses dados a se tornarem fontes integradas de serviços, no escopo de um ecossistema informacional automatizado que possa atender às necessidades dos mais diversos setores.</p> 2024-08-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67388 Leitura documental no processo de indexação 2023-08-14T21:15:46-03:00 Ana Clara Gatto ana.gatto@unesp.br Alexandre Robson Martines alexandre.martines@unesp.br Carlos Cândido de Almeida carlos.c.almeida@unesp.br <p>O presente artigo aborda a possibilidade do uso da Linguística Funcional, especificamente da Semântica Discursiva, na leitura documental, etapa do processo de indexação, em que comumente vem sendo utilizado a Linguística Estrutural. Esta abordagem se concentra principalmente em análises estruturais e tem a palavra como forma e sentido, enquanto a Semântica Discursiva considera como elementos-chave o papel semântico que as palavras exercem no discurso, possibilitando incorporar uma visão mais holística do documento, levando em conta a intenção comunicativa dos autores e as nuances de significado presentes nas palavras-chave. Para tanto, são apresentados o processo de leitura documental com visão estruturalista, a Semântica Discursiva e seu possível uso e melhoria no processo de indexação no que concerne ao levantamento de palavras-chave. Conclui-se que a utilização da Linguística Funcional no processo de indexação representa uma promissora alternativa à abordagem tradicional pautada na visão estruturalista do discurso visto que incorporar o contexto na definição de palavras-chave possibilita a descrição mais detalhada além de considerar todo o contexto de produção.</p> 2024-03-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67651 Educação em informação 2023-12-05T09:20:26-03:00 Marianna Zattar mariannazattar@gmail.com Maria de Fatima S.O. Barbosa fatima.barbosa@facc.ufrj.br Jussara Borges jussara.borges@ufrgs.br <p>A proposta deste artigo é trazer uma discussão sobre a noção de educação em informação sob o ponto de vista terminológico e conceitual. Para tanto, o artigo discute a compreensão por trás do termo “educação em informação” no campo de estudos da Informação a partir da perspectiva da Linguística. Essa discussão considera a perspectiva social da informação na medida em que a educação pode promover a crítica. Conclui que a educação em informação é um processo no qual o sujeito social utiliza os aportes recebidos da educação para construir sentido e realizar uma avaliação crítica da realidade construindo a informação.</p> <p> </p> 2024-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67537 Sistema regional de inovação 2023-11-24T07:44:00-03:00 Isabela de Souza Cruz isabelacruz.adv@gmail.com Rejane Sartori rejanestr@gmail.com <p>Sistema Regional de Inovação se refere a uma forma de explicar o desenvolvimento e a competitividade de uma região com base em atividades e processos de inovação. Vários estudos foram publicados ao longo dos anos desde que esse termo foi cunhado, em 1992. Na primeira década do século XXI, a literatura sobre o tema se estabeleceu, no entanto, não se observa um aumento consistente de publicações em anos recentes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é mapear e caracterizar a produção científica sobre Sistema Regional de Inovação, com vistas a identificar as principais tendências de pesquisas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória. O método empregado foi o <em>Knowledge Development Process Constructivist</em>. Uma análise bibliométrica e sistêmica de 80 artigos que compõem o portfólio bibliográfico desta pesquisa foi efetuada. Os resultados evidenciam que o Sistema Regional de Inovação tem sido objeto de estudo constante, sobretudo a partir de 2015 e no último biênio, 2021-2022, em retomada pós pandêmica. Entre os assuntos mais pesquisados encontra-se o estudo de atores, políticas de inovação e metodologia de avaliação, o que denota as tendências das pesquisas dos últimos anos sobre Sistema Regional de Inovação. Como futuras pesquisas, sugere-se efetuar um mapeamento centrado em alguma temática específica que envolva Sistema Regional de Inovação, a exemplo dos temas mais publicados no último triênio.</p> 2024-03-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67395 A biblioteca escolar no âmbito da saúde infantil 2023-12-29T10:26:14-03:00 Rosane Suely Alvares Lunardelli lunardelli@uel.br Ana Claudia Constantino ana.constantino@uel.br Sandra Regina Moitinho Lage sanlage2012@gmail.com <p>A atuação do bibliotecário como agente informacional, tem entre seus contributos ações para conscientizar as pessoas por uma vida mais saudável. Neste sentido, objetivou-se evidenciar a relevância do bibliotecário no ambiente escolar e, especificamente, investigar as ações de promoção à saúde infantil e, propor atividades de mediação da informação e do conhecimento a respeito das práticas de higienização das mãos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, pautada em abordagens quantitativa e qualitativa, a partir da pesquisa investigativa <em>survey, </em>concretizada por meio de questionário enviado para 121 instituições municipais de ensino de Londrina (PR). Indica-se uma lacuna, no que tange a presença de um bibliotecário escolar nas instituições pesquisadas e as atividades relacionadas à higienização das mãos, quando desenvolvidas, são aplicadas pelos professores. Ações como a higiene das mãos, quando desenvolvidas pelo bibliotecário escolar, ao considerar sua formação, impactam positivamente na promoção da saúde infantil.</p> 2024-09-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67685 Abrangência geográfica da rede de colaboração científica na produção de artigos pelos egressos stricto sensu da Psicologia 2023-12-28T14:02:33-03:00 Maria Clarice Lima Batista clarycelima@gmail.com Sérgio Dias Cirino sergiocirino99@yahoo.com Thiago Magela Rodrigues Dias thiagomagela@gmail.com Rogério Mugnaini mugnaini@usp.br Rodrigo Lopes Miranda rlmiranda@ucdb.br <p>A difusão da excelência científica dos centros de pesquisa do Sudeste do Brasil para regiões menos favorecidas e a internacionalização são apontadas como desafio. O presente estudo bibliométrico analisa regionalmente as redes de colaboração científica formadas na publicação de artigos em coautoria pelos Egressos <em>stricto sensu</em> da Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, sua configuração no Brasil e no exterior. O software ScriptLattes extraiu os artigos do Currículo Lattes, para a geração de grafos de colaboração e mapas de geolocalização propiciando análise espacial quantitativa e avaliativa pela visualização das redes. Os 469 artigos publicados formaram uma rede com 390 coautores e total de 1438 conexões pela coautoria conjunta. Na colaboração nacional Minas Gerais é a região da maioria dos vínculos, embora considerável colaboração com outros 13 Estados, sendo 07 destes fora da região Sul/Sudeste. Dentro do Estado houve acentuada concentração na capital Belo Horizonte, todavia, ocorreram conexões com 17 municípios do interior. Um espalhamento da atividade colaborativa foi identificado a partir da presença de Egressos como docentes nas Instituições com maior quantidade de conexões contribuindo para redução das assimetrias regionais. A rede dentro da Universidade se caracterizou por alta endogenia, com pouca interação com outros Programas. A colaboração internacional foi fraca com poucas Instituições estrangeiras, prevalecendo a influência pela similaridade linguística com maior peso que a proximidade geográfica. É demonstrada a importância dos estudos de Egressos e da Cientometria Espacial para tomadas de decisão pelos Programas e órgãos governamentais. </p> 2024-03-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68287 “Do amigo das crianças ao herói do Brasil” 2024-05-13T13:00:37-03:00 Alessandra Nunes de Oliveira alessandra.nunes@unesp.br Jetur Lima de Castro jetur.castro@unesp.br Luiz Cezar Silva dos Santos lzceza@ufpa.br <p>Ao considerar a imagem de Getúlio Vargas nas publicações didáticas emitidas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), por meio de uma investigação qualitativa fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental, observa-se a utilização de estratégias discursivas na construção de uma representação específica do líder político. Neste contexto, enfatiza-se a aplicação da abordagem documentária e de análise de imagem na análise das cartilhas educacionais intituladas "Getúlio Vargas, o amigo das crianças" e "Juventude no Estado Novo". Estas publicações, direcionadas ao público infanto-juvenil, foram utilizadas como instrumentos de promoção de valores cívicos durante o regime do Estado Novo. A análise documentária destaca a representação iconográfica de Getúlio Vargas nessas cartilhas, com ênfase especial na construção de sua figura política no contexto da juventude e da infância durante a década de 1940. Salienta-se a necessidade premente de contextualização histórica para uma compreensão aprofundada das trajetórias de representação presentes na análise documentária. Por fim, esse estudo sublinha a relevância intrínseca da análise documental de imagens e do emprego da propaganda como instrumentos basilares para a apreensão da dinâmica política e social no período do governo Vargas. Ficou evidenciado como as imagens desempenharam um papel de significativa magnitude na construção do imaginário coletivo e na orientação da sociedade na direção dos ideais propagados durante o Estado Novo, consolidando, assim, a pertinência da pesquisa histórica nesse contexto temporal e o imperativo da análise documental de imagens na investigação acadêmica contemporânea.</p> 2024-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67614 Transparência das Práticas de Governança Pública de Universidades Federais do Sul do Brasil 2023-12-28T15:31:03-03:00 Daiane Pias Machado daianepiasmachado@yahoo.com.br Daiane dos Santos Barbosa daianedsb@gmail.com <p>A transparência pública é essencial para garantir a confiabilidade e credibilidade das instituições democrática. É um princípio de governança pública efetiva, que pressupõe políticas planejadas de forma previsível, aberta e transparente. Este artigo é desenvolvido sobre duas temáticas fundamentais para o setor público: transparência e governança pública. Com foco na divulgação de informações sobre práticas de governança pública desenvolvidas por universidades federais, essa pesquisa questiona se as IES são transparentes sobre os mecanismos de governança utilizados na gestão universitária. Portanto, foi analisada a transparência das práticas de governança pública das Universidades Federais da região Sul do Brasil. Para isso, foi elaborado um <em>check-list</em> com 32 itens para avaliar a transparência das práticas de governança dos mecanismos de liderança, estratégia e controle, evidenciadas no Relatório de Gestão das universidades relativo ao ano de 2020. Foi criado um Índice de Transparência das Práticas de Governança (ITPG), que varia entre 0 e 1. Os resultados revelam que a maioria das universidades apresenta níveis moderado e alto de transparência das práticas de governança quando avaliados pelo índice de transparência ITPG, consolidado. Contudo, quando analisado de forma desagregada, os indicadores de cada mecanismo revelam lacunas a serem preenchidas pelas universidades, no sentido de aprimorar a transparência da governança praticada pela gestão universitária, especialmente nos mecanismos de Liderança e Controle.</p> 2024-08-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67458 Recuperação de informação na Web com o Bard: 2024-08-19T11:17:09-03:00 Patrícia Nascimento Silva patricians.prof@gmail.com <p>O Bard é o novo serviço de Inteligência Artificial (IA) da Google, lançado no Brasil em julho de 2023. Assim como outros modelos de IA, a proposta se assemelha a um <em>chatbot</em> que interage com os usuários, em linguagem natural, para recuperar informações na web e em bases de dados privadas e dedicadas. Este relato de experiência integra um projeto maior que tem o objetivo de analisar a recuperação de informação na Web com ferramentas de IA. Para tanto, inicialmente foram criados três critérios para seleção de um domínio: (1) Conhecimento prévio dos autores sobre o assunto; (2) Temática de contexto mundial e (3) Resultados que poderiam retornar informações textuais e outros objetos digitais. Após a definição do domínio, que selecionou a temática dados abertos, foram criadas dez expressões de busca, no formato de perguntas, associadas à tipologia e necessidade de informação. Para analisar as respostas foram criadas quatro classificações: totalmente pertinente, pertinente, parcialmente pertinente e incorreto. As perguntas foram executadas no Bard em julho de 2023 e foram analisados os três rascunhos oferecidos pela ferramenta. A maioria das respostas obtidas eram parcialmente pertinentes (40%) ou pertinentes (33,3%), duas respostas estavam incorretas (6,6%) e seis respostas (20%) estavam totalmente pertinentes, por atenderem a necessidade de informação e com a tipologia esperada. O Bard mostrou ser uma ferramenta interessante para recuperação de informação, mas ainda precisa de melhorias, principalmente em relação à fonte, que não é informada, e a precisão dos resultados que podem ser otimizados.</p> 2024-08-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68110 SEMAP 2023-12-29T10:52:40-03:00 Roges Horacio Grandi roges.grandi@gmail.com Leandro Krug Wives leandro.wives@ufrgs.br Raquel Salcedo Gomes raquel.salcedo@ufrgs.br José Palazzo Moreira de Oliveira palazzo@inf.ufrgs.br <p>Este artigo apresenta a ontologia SEMAP, elaborada para dar suporte a redes sociais de aprendizagem que utilizem redes semânticas colaborativas de mapas conceituais como conjuntos integrados de materiais de aprendizagem nas quais: cada aprendiz evolui sua própria rede semântica ao longo da vida; desenvolvem-se, colaborativamente, enciclopédias de mapas conceituais por idioma; instituições podem organizar suas redes semânticas em níveis de escola e turma e tratamentos linguísticos são especificados para que as ligações entre mapas recebam tratamentos corretos de sinonímia, antonímia, gênero, número e traduções. A partir dessa ontologia, estão sendo preparados experimentos de aprendizagem significativa objetivando aprendizagem ao longo da vida.</p> 2024-10-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67216 Divulgación de información digital 2023-08-14T21:57:05-03:00 Triana Arias Abelaira tariasa@unex.es María Pache Durán mpache@unex.es Lázaro Rodríguez Ariza lazaro@ugr.es <p>En diciembre de 2022, el Parlamento Europeo y el Consejo de la UE adoptaron la <a href="https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=DOUE-L-2022-81885">Decisión por la que se establece el Programa Estratégico para la Década Digital 2030</a>, donde se fijan una serie de objetivos y metas que guiarán la transformación digital de Europa. Entre estos objetivos se encuentra la transformación digital de las empresas. En España, el Gobierno lanza el Plan “España Digital 2026”, orientado a impulsar sinergias de las transiciones digitales y ecológicas, de manera que llegue a toda la sociedad y concilie las nuevas oportunidades que ofrece el mundo digital. Por todo ello, se puede decir que la digitalización se ha convertido en un factor clave para la competitividad de las empresas, debido a la importancia de implementar una estrategia digital sólida para adaptarse a los cambios en los mercados y las demandas de los consumidores. Sin embargo, a pesar de su importancia, no existe un instrumento de medida específico que evalúe este tipo de comportamientos. El objetivo del presente estudio consiste en el diseño de indicadores que permitan medir y comparar los comportamientos acerca de la información sobre digitalización que las empresas ofrecen a través de sus sitios web. Para lograr este objetivo, se ha planteado un análisis de contenido sobre diferentes parámetros en torno a la digitalización, disponibles en WOS.</p> 2024-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade: Estudos https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67815 Uma Análise sobre os usos do conceito de memória na Ciência da Informação brasileira 2023-12-28T15:53:34-03:00 Ana Wanessa Barroso Bastos anawanessabb@gmail.com Jefferson Veras Nunes jefferson.veras@ufc.br <p><span style="font-weight: 400;">Tem como objetivo identificar os autores mais recorrentes nas citações sobre memória e suas abordagens em pesquisas relacionadas ao tema no campo da Ciência da Informação. Nesse sentido, por meio de levantamento bibliográfico, analisa as citações dos artigos publicados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) entre 2017 e 2021, tendo como intuito identificar as abordagens mais adotadas na área no tocante ao estudo sobre memória, destacando-se uma perspectiva informacional, histórica e cultural, quanto maiormente social. A partir disso, expõe a natureza interdisciplinar na forma como o conceito é entendido, o que propicia o surgimento de novos paradigmas na área. A quantidade de artigos sobre memória tem permanecido em crescimento nos últimos cinco anos levando em conta o mesmo período anterior ao analisado, ratificando a frequência crescente da temática, contribuindo para o avanço de discussões teórico-conceituais no domínio da Ciência da Informação no Brasil, bem como no que concerne às práticas profissionais.</span></p> 2024-03-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade