https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/issue/feed Informação & Sociedade 2024-12-21T00:00:00-03:00 Dra. Izabel França de Lima inform.sociedade.ufpb@gmail.com Open Journal Systems <p align="justify">Informação &amp; Sociedade (I&amp;S) é um periódico na área da Ciência da Informação vinculado ao <a href="http://dci.ccsa.ufpb.br/ppgci">Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação</a> da Universidade Federal da Paraíba. I&amp;S está avaliado na base de dados <a href="http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces">Qualis da CAPES como A2 e possui Índice h5: 8 e Meidana h5: 11 no Google Scholar.</a></p> <div id="spoon-plugin-kncgbdglledmjmpnikebkagnchfdehbm-2" style="display: none;"> </div> https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68233 As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e a experiência dos usuários em ambientes informacionais digitais 2024-08-19T13:54:44-03:00 Gustavo Camossi gustavo.camossi@unesp.br Suellen Timm Barros suellen.timm@unesp.br Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti silvana.vidotti@unesp.br Cecilo Merlotti Rodas cecilio.rodas@ifsp.edu.br <p>Em um mundo digital em rápida evolução, a integração da Experiência do Usuário (UX) com técnicas de <em>Search Engine Optimization</em> (SEO) emerge como uma área chave na Ciência da Informação, principalmente no contexto dos ambientes digitais informacionais. O objetivo consiste em analisar como as novas tecnologias de informação e comunicação podem intervir na Experiência do Usuário, com foco no <em>Search Engine Optimization</em>, aplicado ao contexto de ambientes digitais informacionais. Mediante a uma pesquisa bibliográfica e análise exploratória, o estudo foi delineado em temas específicos, culminando numa discussão baseada no Quadro <em>Search Engine Optimization</em>, e Experiência do Usuário nos Ambientes Informacionais Digitais. Como resultado, verificou-se que a integração das técnicas de <em>Search Engine Optimization</em> potencializa a Experiência do Usuário nos ambientes digitais informacionais, com as facetas de Morville atuando como elementos-chave. Conclui-se que a conjunção das técnicas de <em>Search Engine Optimization</em>, e Experiência do Usuário é imprescindível para a modernização dos ambientes digitais informacionais, tornando-os mais acessíveis, intuitivos e relevantes no panorama da Ciência da Informação.</p> 2024-12-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68261 Ocasiões de Coleta de Dados em Serviços de Redes Sociais Online 2024-08-19T13:37:00-03:00 Dejan Martins Conceição dejan.conceicao@icsa.ufpa.br Amanda Garcia Gomes garcia.gomes@unesp.br Larissa Lima da Silva larissasilva@ufpa.br Fernando de Assis Rodrigues deassis@ufpa.br Ricardo César Gonçalves Sant'Ana ricardo.santana@unesp.br <p><strong>Introdução</strong><span style="font-weight: 400;">: A coleta de dados realizada por Serviços de Redes Sociais </span><em><span style="font-weight: 400;">Online</span></em><span style="font-weight: 400;"> suscita preocupações quanto à privacidade de seus usuários, a salvaguarda desses dados possibilita que o comportamento </span><em><span style="font-weight: 400;">online </span></em><span style="font-weight: 400;">e os dados pessoais desses indivíduos possam ser quantificados e explorados como ativos econômicos que mantêm as detentoras dos Serviços de Redes Sociais </span><em><span style="font-weight: 400;">Online </span></em><span style="font-weight: 400;">operantes. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">:</span> <span style="font-weight: 400;">Diante disso,</span> <span style="font-weight: 400;">este artigo tem por objetivo identificar as ocasiões de coleta de dados pelo Serviço de Rede Social </span><em><span style="font-weight: 400;">Online </span></em><span style="font-weight: 400;">Twitter, a partir da análise dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza qualitativa que utiliza o método da análise de conteúdo, aplicado aos Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Twitter. </span><strong>Resultados: </strong><span style="font-weight: 400;">Foram identificadas vinte ocasiões de coleta para três finalidades: processamento de serviços do Twitter, fornecimento de serviços e compartilhamento de dados com agentes externos, via </span><em><span style="font-weight: 400;">Application Programming Interface</span></em><span style="font-weight: 400;">. </span><strong>Conclusões: </strong><span style="font-weight: 400;">Existe uma opacidade sobre as ocasiões de coleta e os conjuntos de dados coletados pelo Twitter, tendo em vista que as informações sobre este processo estão dispersas na documentação jurídica desse Serviço de Rede Social </span><em><span style="font-weight: 400;">Online</span></em><span style="font-weight: 400;">. Além disso, foi possível detectar que existem diversas combinações possíveis para que a coleta de dados ocorra, mesmo que em algum ponto dos Termos de Serviço o item seja vetado previamente, o que implica potenciais riscos à privacidade dos usuários do Twitter.</span></p> 2024-12-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67718 Estudos Socioterminológicos na Produção Científica da Ciência da Informação no Brasil 2024-10-22T10:01:43-03:00 Miguel Ivan Magarzo Arias miguemag@gmail.com Rita do Carmo Ferreira Laipelt rita.laipelt@ufrgs.br Brígida Maria Nogueira Cervantes brigidacervantes@gmail.com <p>A Terminologia como ciência, prática e produto tem sido relevante na expansão e comunicação do conhecimento humano ao longo da sua história e as diferentes abordagens teóricas têm contribuído no seu desenvolvimento tanto epistemológico como metodológico Assim, a partir de uma revisão bibliográfica, abordam-se os principais conceitos envolvidos na Terminologia e Socioterminologia, como também se realiza uma busca nas base de dados bibliográfica BRAPCI e no repositório E-LIS com o objetivo de recuperar os trabalhos com abordagem socioterminológica desenvolvidos e publicados na Ciência da Informação, entre os anos de 1990 e 2023. Nesse sentido, os resultados mostram uma variedade de publicações tais como comunicações, artigos e dissertações, porém a quantidade de trabalhos desenvolvidos com esta temática na área é baixa. Conclui-se que, a Socioterminologia, desde seus inícios, foi utilizada para o desenvolvimento de políticas linguísticas em regiões com presença de línguas minoritárias e que os potenciais aportes metodológicos desta disciplina têm sido pouco explorados na produção científica da Ciência da Informação.</p> 2024-12-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade