Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies <p align="justify">Informação &amp; Sociedade (I&amp;S) é um periódico na área da Ciência da Informação vinculado ao <a href="http://dci.ccsa.ufpb.br/ppgci">Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação</a> da Universidade Federal da Paraíba. I&amp;S está avaliado na base de dados <a href="http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces">Qualis da CAPES como A2 e possui Índice h5: 8 e Meidana h5: 11 no Google Scholar.</a></p> <div id="spoon-plugin-kncgbdglledmjmpnikebkagnchfdehbm-2" style="display: none;"> </div> pt-BR <p>Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO &amp; SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.</p> inform.sociedade.ufpb@gmail.com (Dra. Izabel França de Lima) periodicos.ufpb@gmail.com (Portal de Periódicos da UFPB) Sat, 21 Dec 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e a experiência dos usuários em ambientes informacionais digitais https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68233 <p>Em um mundo digital em rápida evolução, a integração da Experiência do Usuário (UX) com técnicas de <em>Search Engine Optimization</em> (SEO) emerge como uma área chave na Ciência da Informação, principalmente no contexto dos ambientes digitais informacionais. O objetivo consiste em analisar como as novas tecnologias de informação e comunicação podem intervir na Experiência do Usuário, com foco no <em>Search Engine Optimization</em>, aplicado ao contexto de ambientes digitais informacionais. Mediante a uma pesquisa bibliográfica e análise exploratória, o estudo foi delineado em temas específicos, culminando numa discussão baseada no Quadro <em>Search Engine Optimization</em>, e Experiência do Usuário nos Ambientes Informacionais Digitais. Como resultado, verificou-se que a integração das técnicas de <em>Search Engine Optimization</em> potencializa a Experiência do Usuário nos ambientes digitais informacionais, com as facetas de Morville atuando como elementos-chave. Conclui-se que a conjunção das técnicas de <em>Search Engine Optimization</em>, e Experiência do Usuário é imprescindível para a modernização dos ambientes digitais informacionais, tornando-os mais acessíveis, intuitivos e relevantes no panorama da Ciência da Informação.</p> Gustavo Camossi, Suellen Timm Barros, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Cecilo Merlotti Rodas Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68233 Sat, 21 Dec 2024 00:00:00 -0300 Ocasiões de Coleta de Dados em Serviços de Redes Sociais Online https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68261 <p><strong>Introdução</strong><span style="font-weight: 400;">: A coleta de dados realizada por Serviços de Redes Sociais </span><em><span style="font-weight: 400;">Online</span></em><span style="font-weight: 400;"> suscita preocupações quanto à privacidade de seus usuários, a salvaguarda desses dados possibilita que o comportamento </span><em><span style="font-weight: 400;">online </span></em><span style="font-weight: 400;">e os dados pessoais desses indivíduos possam ser quantificados e explorados como ativos econômicos que mantêm as detentoras dos Serviços de Redes Sociais </span><em><span style="font-weight: 400;">Online </span></em><span style="font-weight: 400;">operantes. </span><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">:</span> <span style="font-weight: 400;">Diante disso,</span> <span style="font-weight: 400;">este artigo tem por objetivo identificar as ocasiões de coleta de dados pelo Serviço de Rede Social </span><em><span style="font-weight: 400;">Online </span></em><span style="font-weight: 400;">Twitter, a partir da análise dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade. </span><strong>Metodologia</strong><span style="font-weight: 400;">: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza qualitativa que utiliza o método da análise de conteúdo, aplicado aos Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Twitter. </span><strong>Resultados: </strong><span style="font-weight: 400;">Foram identificadas vinte ocasiões de coleta para três finalidades: processamento de serviços do Twitter, fornecimento de serviços e compartilhamento de dados com agentes externos, via </span><em><span style="font-weight: 400;">Application Programming Interface</span></em><span style="font-weight: 400;">. </span><strong>Conclusões: </strong><span style="font-weight: 400;">Existe uma opacidade sobre as ocasiões de coleta e os conjuntos de dados coletados pelo Twitter, tendo em vista que as informações sobre este processo estão dispersas na documentação jurídica desse Serviço de Rede Social </span><em><span style="font-weight: 400;">Online</span></em><span style="font-weight: 400;">. Além disso, foi possível detectar que existem diversas combinações possíveis para que a coleta de dados ocorra, mesmo que em algum ponto dos Termos de Serviço o item seja vetado previamente, o que implica potenciais riscos à privacidade dos usuários do Twitter.</span></p> Dejan Martins Conceição, Amanda Garcia Gomes, Larissa Lima da Silva, Fernando de Assis Rodrigues, Ricardo César Gonçalves Sant'Ana Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/68261 Sat, 21 Dec 2024 00:00:00 -0300 Estudos Socioterminológicos na Produção Científica da Ciência da Informação no Brasil https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67718 <p>A Terminologia como ciência, prática e produto tem sido relevante na expansão e comunicação do conhecimento humano ao longo da sua história e as diferentes abordagens teóricas têm contribuído no seu desenvolvimento tanto epistemológico como metodológico Assim, a partir de uma revisão bibliográfica, abordam-se os principais conceitos envolvidos na Terminologia e Socioterminologia, como também se realiza uma busca nas base de dados bibliográfica BRAPCI e no repositório E-LIS com o objetivo de recuperar os trabalhos com abordagem socioterminológica desenvolvidos e publicados na Ciência da Informação, entre os anos de 1990 e 2023. Nesse sentido, os resultados mostram uma variedade de publicações tais como comunicações, artigos e dissertações, porém a quantidade de trabalhos desenvolvidos com esta temática na área é baixa. Conclui-se que, a Socioterminologia, desde seus inícios, foi utilizada para o desenvolvimento de políticas linguísticas em regiões com presença de línguas minoritárias e que os potenciais aportes metodológicos desta disciplina têm sido pouco explorados na produção científica da Ciência da Informação.</p> Miguel Ivan Magarzo Arias, Rita do Carmo Ferreira Laipelt, Brígida Maria Nogueira Cervantes Copyright (c) 2024 Informação & Sociedade https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/67718 Sat, 21 Dec 2024 00:00:00 -0300