A MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA: DESAFIOS E AVANÇOS
Resumo
O Ensino Superior vive uma época de transformações que pode ser muito favorável a novas posturas e propostas. Neste quadro, a monitoria é um desafio típico do momento que o setor atravessa. A singularidade do tema que abordamos aqui está no papel do Programa de Monitoria no aprimoramento da aprendizagem discente na licenciatura em História da UFPB. O estabelecimento de procedimentos didático-pedagógicos adequados ao perfil da clientela deste Curso é a base da nossa conduta. O conteúdo que o aluno deveria já conhecer trazido do Ensino Médio é, em média, bastante deficitário e limitado. Alunos de outras licenciaturas que estiveram em disciplinas que ministramos apresentaram a mesma dificuldade. Isto torna a aula universitária, originalmente repleta de conteúdos conceituais típicos da vida acadêmica um misto de apresentação dos temas conceituais presentes na bibliografia adotada no Programa com narrativas históricas factuais que o estudante já deveria conhecer dos bancos escolares que antecederam seu ingresso na Universidade. Nos últimos três semestres, porém, uma nova experiência tem amadurecido e democratizado o debate do problema, encontrando soluções que permitiram aprimorar parte do cotidiano das aulas no sentido de buscar um equilíbrio entre o conteúdo a ser apresentado e a demanda por conhecimento que deveria ter sido adquirido antes. Esta nova prática didática veio após a adoção de um arrojado Projeto de Monitoria.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-06-20
Edição
Seção
Artigos Técnico-Científicos