SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA E SEUS IMPACTOS NO VALE DO JIQUIRIÇÁ/BA

Autores

  • Railan Brito de Almeida Instituto Federal Baiano
  • Fábio Carvalho Nunes Instituto Federal Baiano
  • Ana Leia Souza Silva de Oliveira Instituto Federal Baiano
  • Andresa Palma de Souza Instituto Federal Baiano
  • Zenilton Rodrigues Palma Instituto Federal Baiano
  • Aldí Almeida dos Santos Instituto Federal Baiano
  • Ingrid Nátalli Guedes Vieira Instituto Federal Baiano

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-7522.2022v10n2.68978

Resumo

No presente artigo, elaborou-se uma sequência didática (SD) para discutir sobre variabilidade climática e seus impactos na sociedade. A proposta foi pensada para ser aplicada no 20 ano do Ensino Médio, buscando discutir a realidade do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá e da cidade de Jaguaquara, na Bahia. A SD aborda as causas e efeitos relacionados à variabilidade climática e discute as dimensões históricas, socioeconômicas e espaciais. A SD está ancorada em metodologias ativas, como sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas, visando estimular o protagonismo do estudante no processo de ensino-aprendizagem. A SD foi validada por professores de Geografia, que a avaliaram positivamente, considerando as categorias “A escola e a sequência didática”, “Problematização” e “Elementos de ensino”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos Técnico-Científicos