Marketing político e eleitoral no agreste do RN: uma análise sobre as estratégias de campanha em 2016

Autores

  • Evenny Geisy da Silva Souza
  • Tatiane Nunes Viana de Almeida
  • Sergiane Queiroz de Oliveira

Resumo

Na busca pela visibilidade, as campanhas eleitorais precisam ser atraentes, os discursos de fácil assimilação e os candidatos surgem como sujeitos capazes de conquistar o eleitor (BEZERRA; SILVA, 2002). Para tanto, candidatos a cargos políticos utilizam-se de estratégias do marketing político – que os auxilia a criar, a partir de ações, uma imagem que será usada tanto em futuras disputas eleitorais, sendo um processo de longo prazo; e, do marketing eleitoral – que compreende uma estratégia de curto prazo voltada para o eleitor, com o intuito de auxiliar o candidato a conquistar uma determinada eleição (ALMEIDA; SETTE, 2010). O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as estratégias de marketing utilizadas pelos candidatos a Vereador na cidade de Santo Antônio, localizada na Região Agreste do estado do Rio Grande do Norte, durante as eleições de 2016. No referencial teórico foram revisados conceitos relacionados ao marketing tradicional, político e eleitoral, além das ferramentas do composto de marketing. Quanto a metodologia, trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista estruturada, contando com a participação de seis candidatos ao cargo de vereador, sendo três eleitos e três não eleitos. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo e os resultados ressaltaram a importância do uso do marketing político e eleitoral, para que o candidato seja eleito. Por fim, conclui-se que o candidato que conhece os eleitores e trabalha para conquistar o voto é quem possui maior probabilidade de conseguir alcançar êxito no processo eleitoral.

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Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Pesquisa & Mercado