Empreendedorismo e COVID-19: Oportunidades na Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-3867.2020v5n2.53791

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a abertura de novos negócios durante este período de pandemia COVID-19 no Brasil. Um estudo qualitativo, de natureza descritiva, com modo de investigação baseado em uma pesquisa qualitativa básica. A coleta de dados foi feita por meio de grupo focal, aplicando-se uma entrevista semiestruturada a um grupo de nove participantes, sendo os dados submetidos à Análise de Núcleo de Sentido, com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados constataram que os empreendedores vislumbraram novas oportunidades através das redes sociais digitais (Instagram, Facebook e WhatsApp), motivadas pela curiosidade e a oportunidade proporcionada pela pandemia COVID-19. As evidências da pesquisa contribuem para um despertar empreendedorismo, que busca aproveitar as oportunidades e atingir o mercado desafiador. Uma vez conhecendo as oportunidades e a demanda reprimida do público consumidor por meio das redes sociais, novas estratégias de Marketing poderão ser adotadas para alavancar os novos empreendimentos e atender expectativas de consumidores limitados pelas restrições de locomoção e relações sociais impostas durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Lopes Nascimento, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutorando em Administração (UNAMA), Professor na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Sérgio Castro Gomes, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutor em Economia (UFV). '

Professor na Universidade da Amazônia (UNAMA), Brasil

Av. Alcindo Cacela, 287 - Umarizal, Belém - PA, 66060-000.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Edição

Seção

CHAMADA ESPECIAL: Impactos da Covid-19 na Administração