Por um novo humanismo na educação: um encontro entre Emmanuel Lévinas e Paulo Freire

Autores

  • Edson Carvalho Guedes UFPB

DOI:

https://doi.org/10.23179/rmpgoa.v3i2.20280

Palavras-chave:

Educação. Humanismo. Filosofia. Ação educacional.

Resumo

Apresenta elementos para repensar e reconstruir alguns “fundamentos” da educação, em vista de relações humanas mais solidárias, de maior respeito às diferenças, de maior cooperação, com mais justiça e paz. Discorre sobre investigação filosófica acerca de referenciais teóricos que fundamentam o agir educacional, de modo especial no que diz respeito às relações intersubjetivas. Reorganiza estudos e experiências, apresentando dois Autores que, de certo modo, partilharam dessa mesma inquietação, o filósofo Emmanuel Lévinas (1906-1995) e o educador Paulo Freire (1921-1997). Trabalha com a hipótese de que as relações intersubjetivas, no universo educacional, são construídas sobre dois grandes movimentos: um, ontológico, preso aos fundamentos, e outro, metarqueológico, que transcende a qualquer princípio. Trata-se de buscar e construir fundamentos que possam legitimar os valores, os objetivos e a ações educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Carvalho Guedes, UFPB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraiba, Brasil. Docente permanente do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraiba, Brasil.

Referências

DELORS, Jacques. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Porto, Portugal: UNESCO, Edições Asa, 1996.

LÉVINAS, Emmanuel. Humanismo do outro homem. [Tradução de Pergentino S. Pivatto – Coord.]. Petrópolis: Vozes, 1993.

____. De Outro Modo que Ser, O Mas Alla de la Esencia. [Tradução de Antonio Pintor Ramos]. Salamanca: Sígueme, 1999.

LIMA VAZ, Henrique C. de. Antropologia filosófica I. São Paulo: Loyola, 1991.

____. Escritos de Filosofia I: Ética e Cultura. São Paulo: Loyola, 1993.

SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e ousadia; o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

Downloads

Publicado

21-12-2014

Como Citar

Guedes, E. C. (2014). Por um novo humanismo na educação: um encontro entre Emmanuel Lévinas e Paulo Freire. Gestão &Amp; Aprendizagem, 3(2), 03–17. https://doi.org/10.23179/rmpgoa.v3i2.20280

Edição

Seção

Artigos de Revisão