AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.23179/rmpgoa.v4i1.30067Palavras-chave:
Autoavaliação institucional. Avaliação transformadora. Avaliação integradaResumo
Investiga o processo da autoavaliação institucional baseada principalmente, nas Normas e na Legislação do MEC/INEP, nos trabalhos e nos estudos sobre a temática realizados por autores nacionais e internacionais. Compreende o estudo dos modelos teóricos da avaliação, o modelo meritocrático, focado na abordagem quantitativa, em que prevalece o ranking como referência de qualidade do processo avaliativo. Neste trabalho, argumenta-se que a teoria da avaliação transformadora tem uma abordagem qualitativa, e o processo de avaliação consiste em uma construção coletiva que busca a melhoria dos processos com foco na aprendizagem, que ocorre na construção e na reconstrução da instituição mediante a interação dialética com o contexto sociocultural. A pesquisa é uma revisão de literatura, em nível exploratório. Aponta, nas considerações finais, que a avaliação institucional, para ser efetiva, não deve estar centrada em modelos prontos que sejam empregados de forma contínua e imutável, e segundo, que, em relação ao processo da autoavaliação institucional a Comissão Própria de Avaliação tem o grande desafio de desenvolver e implantar uma metodologia de autoavaliação que possa ser um instrumento de aprendizagem institucional para agregar valor e traduzir os caminhos da Instituição, na construção e na reconstrução de sua identidade acadêmica.
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