Desafios da pesquisa intercultural: a experiência do Projeto Africanidade - Brasil - Cabo Verde

Autores

  • Eládio José de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31376

Palavras-chave:

Educação Comparada. Africanidade. Diálogos interculturais.

Resumo

O trabalho apresenta uma reflexão sobre os resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto Africanidade - Cooperação Internacional para o desenvolvimento de um curso de Pós-graduação Lato Sensu para professores e gestores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em Cabo Verde e no Brasil. Experiência inédita produzida e executada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e financiada pelo Ministério da Educação do Brasil. Usou tecnologias digitais interativas na modalidade semi-presencial para execução das disciplinas e acompanhamento das pesquisas. Paulo Freire foi a inspiração teórico-metodológica que gerou a escuta entre os parceiros e a definição das estratégias de pesquisa para a construção de materiais didáticos hipermídia impressos, e-books, videoaulas, painéis radiofônicos e salas de aulas virtuais. A investigação que permitiu a produção dos materiais didáticos teve a participação de alunos africanos oriundos dos três países, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, matriculados em cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPB. Como requesito para finalização do Curso foram desenvolvidas 46 pesquisas sobre a realidade caboverdiana e 12 pesquisas sobre a realidade brasileira, o que permitiu levantar e comparar realidades educacionais em EJA vividas em ambos os países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eládio José de Góes Brennand, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba – Brasil e Coordenador do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos no Projeto Africanidade.

Downloads

Publicado

08-11-2016

Como Citar

Brennand, E. J. de G. (2016). Desafios da pesquisa intercultural: a experiência do Projeto Africanidade - Brasil - Cabo Verde. Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(1). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31376

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)