FORMAÇÃO CONTINUADA E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: um novo olhar sobre as práticas educativas

Autores

  • Giselle Pupim Jorge Back ISEL: Instituto Superior de Educação Professora Lucia Dantas

Resumo

A formação de professores vem sendo analisada por vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Passou a ser parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática pedagógica e dando novo significado a atuação do professor. Por meio das avaliações diagnósticas e análise dos índices de aprendizagens percebem-se os desafios que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito à aprendizagem dos alunos, concepções de avaliação utilizadas na escola e também à formação continuada. O presente artigo visa discutir como a formação continuada e as tendências pedagógicas podem aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Como referencial teórico utilizou-se autores como Falsarella (2004), Freitas (2007) Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994) Libâneo (2005). As fontes utilizadas para coletas de dados foram registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a formação continuada ocupa na prática escolar dos professores da Escola Estadual Manoel Bandeira, uma escola pública de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso. Os resultados indicam que a formação continuada na escola objetiva o aperfeiçoamento das práticas educativas dos profissionais e a compreensão e reflexão das tendências pedagógicas que orientam essas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Pupim Jorge Back, ISEL: Instituto Superior de Educação Professora Lucia Dantas

Mestranda do Instituto Instituto Superior de Educação Professora Lúcia Dantas (IESA). Bacharel em Pedagogia pela União das Faculdades de Alta Floresta.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo:Editora Moderna, 1998.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 01 set. 2013.

BRZEZINSKI, Ria. Notas sobre o currículo na formação de professores: teoria e prática. UNB, 1994.

COSTA, Marisa Vorraber et al. O Currículo nos Limiares do Contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A editora, 1999.

FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos daformação continuada na atuação do professor. Campinas: Autores Associados, 2004.

FREIRE, Madalena. A Formação Permanente. In: Freire, Paulo: Trabalho, Comentário, Reflexão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991

FREITAS, Alexandre Simões. Os desafios da formação de professores no século XXI:competências e solidariedade.In.:FERREIRA, A. T. B. (Org).Formação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 007.

FREITAS, Alexandre Simões. A questão da experiência na formação profissional dos professores.In.:FERREIRA, A. T. B. (Org).Formação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo : Ática, 1988.

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/655/formacao-continuada-na-escola

GODOY, A. S. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 2, p. 81-89, mai./ago. 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. São Paulo : Loyola, 1990.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.

LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUCKESI, Cipriano. Tendências pedagógicas na prática escolar. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache: VnAlCekka0J:www.inf.aedb.br/faculdades/ped/Downloads/1ano/Seminario_Tendencia/

LUCKESI%2520%2520tendencias_pedagogicas.doc+&cd=4&hl=pt- BR&ct=clnk&gl=brMELLO, Guiomar Nano de. Cidadania e Competitividade – desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo: Cortez, 1994.

MATUI, Jiron. Construtivismo. São Paulo : Editora Moderna, 1998.

NÓVOA, Antônio (1992 a). Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA (org) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

PERRENOUD, Philippe (2000). Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do Português e Interatividade. Santa Maria : Editora da UFSM, 2000.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação. São Paulo : Cortez, 1998.

TRIVIÑOS, A. N. da S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

VIEIRA, M. M. F. e ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

Back, G. P. J. (2019). FORMAÇÃO CONTINUADA E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: um novo olhar sobre as práticas educativas. Gestão &Amp; Aprendizagem, 8(1), 113–124. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/mpgoa/article/view/39294

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa