GESTÃO ÁGIL TRANSFORMANDO DADOS EM INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS

o caso do projeto usina de dados do serviço de apoio às micro e pequenas empresas da paraíba

Autores

  • Ivani Costa UFPB/SEBRAE
  • Adriana Valeria Santos Diniz UFPB

Resumo

O presente trabalho aborda a implantação de uma metodologia ágil na gestão de um projeto de mobilização das equipes internas do Sebrae Paraíba para a criação e divulgação de informações que geram inteligência e relevância para os pequenos negócios – O Usina de Dados. Para tanto, a pesquisa seguiu-se por um caminho metodológico exploratório e observacional, onde para o registro do caso, além da análise documental, foi realizada uma observação assistemática do contexto real. Entre os principais resultados observou-se que a gestão ágil do projeto se mostrou eficiente no que se refere a condução de um grupo de colaboradores com diferentes níveis de maturidade digital, em torno de um mesmo objetivo, que seja a sistematização de conhecimentos estruturados e confiáveis, disponibilizados em um portal, e que proporcionam a construção de estratégias que gerem sustentabilidade para as pequenas empresas.

Palavras-chave: Usina de Dados; Metodologia Ágil; Inteligência de Negócios; Rede de Colaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Valeria Santos Diniz, UFPB

Atualmente é Diretora do Centro de Educação da UFPB, Professora Associado II. Ingressou na Universidade Federal da Paraíba, no ano de janeiro de 2012, na área de Gestão Educacional, com atuação nos Mestrados Profissionais do PPGOA - Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações Aprendentes e Políticas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - PPGAV. É Coordenadora Geral do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - CECAMPE - Região Nordeste -, vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, desde 2020. Doutora pela Universidade de Valência/ Espanha (2010), com menção de Doutorado Europeu, reconhecido no Brasil pelo Doutorado em Educação da UFC (2011). Graduação em Pedagogia (UFPB, 1994) e em Ciências Contábeis (UNIPE, 1990). Especialização em Pesquisa Educacional (UFPB, 1994) e Aperfeiçoamento em Direitos da Criança (UV / UNESCO, 2007). Foi Assessora de Graduação do Centro de Educação (2013 - 2016). Foi Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010-2011). No âmbito da educação básica, exerceu diversos cargos, destacamos: Secretária Municipal de Educação de Bayeux (2017), Secretária Adjunta de Educação e Cultura do Estado do RN (2011), Secretária Municipal de Educação e Cultura de João Pessoa (2003 ? 2004), Presidente NE da UNDIME (2003 - 2004). Atuação em Conselhos: Conselho Estadual do FUNDEB do RN (2011), Conselho Estadual da Educação da PB (2003 ? 2006), Conselho Municipal de Educação (1998 ? 2002), Conselho Estadual do FUNDEF da PB (2004 ? 2005), Conselho Municipal do FUNDEF (1999 ? 2000). Teve experiência em ONG de âmbito latino-americano (SLA MIEC ? JECI), com sede em Quito - Equador, entre 1995 - 1997, e na alfabetização de adultos, no Projeto Escola Zé Peão (UFPB e Sintricom), no período de 1991 a 1995. Temas principais de estudo e pesquisa: gestão da educação pública, ensino superior, educação de jovens e adultos, aprendizagem ao longo da vida, teoria da biograficidade, Programa Dinheiro Direto na Escola.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Costa, I., & Diniz, A. V. S. (2022). GESTÃO ÁGIL TRANSFORMANDO DADOS EM INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS: o caso do projeto usina de dados do serviço de apoio às micro e pequenas empresas da paraíba. Gestão &Amp; Aprendizagem, 11(Especial), 68–86. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/mpgoa/article/view/64730

Edição

Seção

Gestão de Dados e Cibersegurança