OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM DECORRÊNCIA DO COVID19: FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA OU DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Authors

  • Tatiane Rodrigues de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
  • Juliana Abadia do Prado Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
  • Evandro César Clemente UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2021v15n2.57033

Abstract

A crise pandêmica escancarou desigualdades existentes no Brasil, sobretudo, no sistema educativo, boa parte das crianças e jovens foram marginalizadas pelo poder público que, ao criar a “solução” de aulas remotas trouxe à tona as disparidades socioeconômicas, tornando-se mais evidente que a educação formal de qualidade, ainda é privilégio apenas para as classes dominantes. Objetiva-se discutir os desafios encontrados pelos professores e pais/responsáveis na prática educativa no período de isolamento social. Para análise de dados realizou-se pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários e entrevistas com a participação de docentes e responsáveis dos alunos em municípios do estado de Goiás. Identificou-se que embora a situação reforce de imediato aos interesses empresariais/neoliberais em ampliar a oferta da EaD na Educação Básica, contraditoriamente, os variados problemas e falhas desta modalidade que ficaram visíveis em razão da pandemia no médio e longo prazo tendem a contribuir para fortalecer a importância dos espaços educativos e as ações pedagógicas presenciais dos educadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Abadia do Prado Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Jataí-UFJ

Evandro César Clemente, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Pós Doutor pelo IG/UFU Uberlândia-MG. Professor Associado dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Jataí, ) docente do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFMS (Campus de Três Lagoas).

Published

2022-06-29

Issue

Section

Artigos