VIOLÊNCIA NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ: OCORRÊNCIAS POLICIAIS NA ÁREA INTEGRADA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE CORNÉLIO PROCÓPIO

Autores

  • Jadiro Barbosa dos Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2023v17n2.58905

Resumo

A violência se tornou um dos temas mais relevantes na atual sociedade brasileira. Esse assunto não pode ser restrito aos órgãos públicos de segurança, ou seja, é indispensável que a Universidade também promova reflexões sobre a violência. Além disso, é preciso transbordar as pesquisas da Geografia da Violência para espaços não metropolitanos. Logo, a violência não é um fenômeno restrito às metrópoles. A partir disso, a pesquisa busca colocar luz para a compreensão do fenômeno da violência nos espaços das pequenas cidades para contribuir no debate quanto à forma como esse problema social se manifesta no espaço e à influência nas relações interpessoais. O objetivo principal deste artigo é entender a dinâmica da violência na Área Integrada de Segurança Pública de Cornélio Procópio (21ª AISP), no Norte Pioneiro do Paraná. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento bibliográfico, levantamento e análise de dados junto ao órgão responsável pela segurança pública na região, elaboração de material cartográfico e, por fim, elaboração da redação final deste trabalho. O resultado demonstrou a existência da violência na região, portanto, as políticas públicas precisam contemplar esse tema e praticar ações no combate à violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos