IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS FEIÇÕES GEOMORFOLÓGICAS E AÇÕES DE GEOCONSERVAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA, PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2023v17n1.67716

Resumo

O relevo terrestre é um dos principais componentes do quadro natural e um dos assuntos que vêm merecendo uma particular atenção na análise físico-geográfica das paisagens naturais. O estudo teve como objetivos identificar e caracterizar as feições de relevo granítico do Parque Estadual da Pedra da Boca (PEPB), localizado no município paraibano de Araruna, buscando subsidiar o planejamento ambiental e as ações de geoconservação da geodiversidade da área. A metodologia foi dividida em três etapas: pesquisa bibliográfica; trabalhos de campo; sistematização e análise dos dados. Diante dos resultados, observa-se que a área em estudo está localizada em uma região pediplanada onde se destacam relevos residuais denominados de inselbergs, que aparecem de forma conjugada, formando as principais feições morfológicas do PEPB. Desse modo, a combinação dos elementos climáticos resultantes da ação do intemperismo, devido à variação climática, às características físico-químicas das rochas e à dinâmica do relevo local proporcionaram as formas ímpares dos inselbergs do Parque, como as geoformas Pedra da Boca e a Pedra da Caveira. Dessa forma, este trabalho permite chamar atenção para a importância da singularidade da sua geodiversidade e seu respectivo potencial geoturístico e didático, mas, para isso, são necessárias ações de geoconservação que envolvam o poder público, a comunidade do entorno e os turistas. Conclui-se que existe a necessidade de inserir medidas estruturais urgentes na área, como: elaboração do Plano de Manejo e do zoneamento ambiental; atualização do Conselho Consultivo; placas de sinalização e painéis interpretativos; padronização das trilhas; aumento do efetivo de guarda-parques; material de apoio e orientação aos visitantes sobre dados gerais do Parque, de legislação e atividades de Educação Ambiental.

 Palavras-chave: Inselbergs. Geomorfologia. Unidades de Conservação. Geodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Balbino Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu das Faculdades Integradas de Patos - FIP. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGe/UFRN. Pós-Graduado em Ciências Ambientais pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Antonio José Teixeira Guerra, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Jean Oliveira Campos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Geografia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Alexandre Pinheiro de Alcântara, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestrando em Geografia, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Downloads

Publicado

2023-10-18

Edição

Seção

Artigos