“ABEIRANDO”: NAVEGAÇÃO IGARUANA EM SÍTIOS E ROTAS NA AMAZÔNIA ESTUARINA

Autores

  • José Guilherme dos Santos Fernandes Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-9946-4961
  • Daniel dos Santos Fernandes Universidade Federal do Pará
  • Lyanh Vinicios Lopes Pinto Universidade Federal do Pará
  • Marcos César da Rocha Seruffo Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-8106-0560

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2023v17n1.67831

Resumo

O objetivo deste trabalho é reconhecer a herança cultural ameríndia na costa atlântica amazônica e promover a identidade autóctone para o desenvolvimento local. Para tanto, através de pesquisas in situ, com levantamentos arqueológicos e etnohistóricos e a pesquisa documental, reiteramos a hipótese de movências de populações ameríndias e Quilombolas na região, o que legou vestígios em artefatos e também na memória dos nativos e em suas práticas laborais, assim como na toponímia, levando-nos a considerar sítios e rotas no estabelecimento das populações igaruanas, em suas migrâncias e trocas interculturais. Certamente esta aproximação de povos a partir do estuário amazônico, mais que a construção de territorialidades, é o reconhecimento de imbricações de etnias na antropização da Amazônia mediante a navegação costeira, “abeirando” o litoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyanh Vinicios Lopes Pinto, Universidade Federal do Pará

Graduando em Engenharia da Computação, pela Instituto da Tecnologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como bolsista em projetos de extensão na área de Inteligência Artificial e suas subáreas. Trabalhou como desenvolvedor no Instituto de Pesquisa El Dorado (Manaus - AM), estagiando no Departamento de Computação Embarcada (DCE). Atualmente, é bolsista no pró-reitoria de Extensão (PIBEX), na área de desenvolvimento de jogos Unity 2D. Seus interesses de pesquisa são: Computação Aplicada, Inteligência Artificial/Computacional, desenvolvimento Web, Ciência e Exploração de Dados. Atua no Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO - UFPA) desenvolvendo pesquisas na área de Computacão Aplicada e Inteligência Artificial para resolução de problemáticas sociais

Marcos César da Rocha Seruffo, Universidade Federal do Pará

Possuo graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA - 2004), Especialização em Suporte Técnico de Sistemas Computacionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2005), Mestrado em Ciência da Computação (PPGCC - UFPA - 2008) e Doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada (PPGEE - UFPA - 2012). Realizei Pós Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE - PUC-RJ - 2020). Atualmente sou Professor Associado II da Universidade Federal do Pará, estando vinculado ao Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA-Castanhal) e Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-ITEC), estando como Coordenador da Área de Computação Aplicada do PPGEE e Vice Coordenador do PPGEAA. Sobre cargos administrativos pretéritos, fui Diretor da Faculdade de Computação (2013-2015) do Campus Castanhal e Diretor da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações do Instituto de Tecnologia (2017-2019). Fui Vice Coordenador do Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (2017-2019). Sou um entusiasta da Inovação, atuando como um dos Pesquisadores Líderes do Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO-UFPA). Sou avaliador de projetos em diversos órgãos de fomento nacionais. Desenvolvo atividades de ensino, extensão e pesquisa, esta última através de projetos nacionais e internacionais em áreas interdisciplinares, dentre estas: Ciência de Dados, Tecnologias Sociais, Experiência do Usuário, Mineração de Dados, Redes de Computadores, Informática na Educação, Análise de Redes Sociais, Estudos Antrópicos, e Processamento de Linguagem Natural. Atualmente coordeno projetos fomentados pelo CNPq e Capes, além de participar de projetos com financiamento de outras fontes. Sou Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - Nível 2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-10-18

Edição

Seção

Artigos