Interação e comunicação em ambientes virtuais de aprendizado - Interaction and communication in virtual environments of learning

  • Josué Laguardia
  • Rejane Machado
  • Eliana Coutinho

Resumo

Com a introdução de novas ferramentas de comunicação na educação, a interação entre participantes do processo de aprendizado online tornou-se fundamental na concepção de estratégias pedagógicas, pois permite que os alunos aprendam de forma colaborativa. Este estudo é uma pesquisa descritiva que tem como objetivo identificar na literatura científica os fatores que influenciam a interação dos participantes na comunicação assíncrona. Na revisão sistemática os documentos foram examinados por tipo de estudo, população, hipótese, achados e limitações, considerando a eficácia do aprendizado a partir das interações nos ambientes virtuais e o uso da comunicação assíncrona nos cursos de pós-graduação. Os achados dos estudos foram agrupados segundo as seguintes categorias: ambiente e comunicação mediada por computador, tutoria, estratégias pedagógicas dos tutores, habilidades cognitivas e metacognitivas e integração. Concluiu-se que o uso de tecnologias nos ambientes virtuais de aprendizado facilita a reflexão e melhora a participação e a comunicação dos alunos e que a comunicação online é efetiva na construção do conhecimento dos alunos e no desenvolvimento do pensamento crítico.

 

Palavras-chave: Comunicação mediada por computador. Interação. Ambientes virtuais de aprendizado. Comunicação assíncrona. Estratégias pedagógicas.


Link para o texto completo (HTML)

http://dgz.org.br/ago10/Art_03.htm

Publicado
2012-02-09
Seção
Resumos de artigos científicos