A Institucionalização da Ciência da Informação no Brasil sob a ótica da evolução quantitativa dos cursos de graduação na área.

Autores

  • Aline Elis Arboit
  • Leilah Santiago Bufrem
  • Nair Yumiko Kobashi

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2011v6n2.12991

Resumo

Estudo da evolução quantitativa dos cursos de graduação na área. Como corpus de pesquisa foram considerados os cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão e Ciência da Informação, criados entre os anos de 1910 e 2008. Verificou-se que a tendência de crescimento da quantidade dos cursos reflete a importância dada à informação no contexto atual. Entretanto, a diversidade de nomenclaturas e as divergências conceituais no campo teórico evidenciam a fragilidade epistemológica da área, bem como a busca de maior visibilidade profissional perante a sociedade. Palavras-chave: Institucionalização Científica. Ciência da Informação. Biblioteconomia. Arquivologia. Museologia. Gestão da Informação. Link para o texto completo (PDF) http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/9584/5604

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Publicado

2012-08-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos