Competência informacional no instituto federal de educação, ciência e tecnologia da paraíba - IFPB: um estudo do projeto pedagógico

Autores

  • Valmira Perucchi
  • Beatriz Alves de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2011v6n2.13091

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa que teve o objetivo de verificar, no projeto pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a existência de propostas voltadas para o desenvolvimento de competência informacional nos estudantes dessa Instituição. O estudo se baseia nas três concepções de competência informacional abordadas por Belluzzo e Rosetto (2005) e Dudziak (2003): na concepção de se “construir conhecimento”, na concepção “digital” e na concepção da “informação social”, com ênfase no aprendizado ao longo da vida. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, fundamentada na literatura da área. Os resultados apontam para a ausência de propostas voltadas para a competência informacional concernente à inclusão digital, à educação continuada e ao desenvolvimento do espírito investigativo no estudante. De acordo com a literatura da área, essas são práticas de grande importância como potencializadoras do bom uso da informação e de obtenção de conhecimentos. Palavras-chave: Competência informacional. Educação para a competência informacional. Projeto Pedagógico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6539/8476

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Publicado

2012-08-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos