Acessibilidade dos deficientes visuais e cegos às informações de bibliotecas universitárias na Web

Autores

  • Gabriela Ayres Ferreira
  • Regina de Barros Cianconi

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2011v6n2.13213

Resumo

Estudo da acessibilidade em sites de bibliotecas universitárias brasileiras pelos deficientes visuais e cegos. Foi realizado levantamento bibliográfico sobre acessibilidade na web, abrangendo legislação e normas no âmbito nacional e internacional, métodos e abordagens de teste de acessibilidade e usabilidade e tecnologias assistivas que auxiliam pessoas com necessidades especiais. Destaca a importância de se construir sites acessíveis para todas as pessoas independente de suas condições físicas, incluindo os portadores de necessidades especiais, por ser direito básico de todos os cidadãos. Para a pesquisa empírica foi realizado inicialmente um teste de acessibilidade das páginas web das bibliotecas universitárias por meio de um avaliador automático, com intuito de confrontar os erros encontrados com as diretrizes de acessibilidade na web do Consórcio World Wide Web (W3C). Em seguida, para conhecer as necessidades e as barreiras ao acesso aos sites das bibliotecas universitárias pelos usuários deficientes visuais e cegos, foi aplicado teste de acessibilidade e usabilidade, por meio de execução de tarefas pré-definidas, no ambiente dos usuários do Instituto Benjamin Constant. Os resultados permitiram identificar as dificuldades enfrentadas pelos usuários cegos ao acessarem a web e, nesse estudo em particular, os sites das bibliotecas universitárias brasileiras.

 

Palavras-chave: Acessibilidade - Web. Avaliação de sites. Deficientes visuais e cegos. Bibliotecas Universitárias.

 

Link para o texto completo (PDF)
http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10248/5986

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Publicado

2012-08-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos