Ações afirmativas e integração do negro no ensino superior: uma relação possível? Affirmative action and black integration in university: is that a possible interaction?

Autores

  • Tamyris Proenca Bonilha

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2011v6n2.13336

Resumo

Dados estatísticos e pesquisas acadêmicas apontam que a trajetória escolar do sujeito negro é significativamente mais acidentada que a do sujeito branco. Dentre os elementos que legitimam tal quadro de desigualdade social se destaca a discriminação racial. O presente artigo discute a integração do aluno negro na universidade, quando seu ingresso é facilitado por um programa de ação afirmativa, a qual visa assegurar o acesso de sujeitos negros a posições estratégicas na sociedade, tal como no ensino superior. Essa discussão é fruto de uma pesquisa de iniciação científica – realizada na Universidade Estadual de Campinas com alunos negros e brancos, beneficiados pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) – que teve como objetivo identificar os elementos que compõem o processo de integração do estudante negro no contexto universitário e analisar a visão do aluno negro a respeito da universidade e seus modos de inserção.

 

Palavras-chave: Ações afirmativas. Integração. Preconceito. Racismo.

 

Link para o texto completo (PDF)
http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2349/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-08-13

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos