Presença da lógica no domínio da organização do conhecimento: aspectos interdisciplinares no currículo do ensino superior

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem
  • Sônia Maria Breda

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2011v6n2.13448

Resumo

Reflexão acerca da presença curricular da lógica no domínio da organização do conhecimento, particularmente no campo da Ciência da Informação (CI). Identifica, em programas de 72 escolas de CI no Brasil, o espaço curricular destinado à disciplina. Observa que os programas voltam-se à análise das formas de raciocínio e à representação do conhecimento. Analisa conteúdos disciplinares associados a aspectos da lógica no currículo de CI e salienta a relevância da disciplina para os grandes domínios nos quais se apóiam os processos de informação e enfatiza a necessidade de uma concepção transdisciplinar para a construção do currículo.

 

Palavras-chave: Lógica. Currículo. Ensino Superior. Ciência da Informação. Organização do Conhecimento.

 

Link para o texto completo (PDF)
http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1045/840

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-08-13

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos