Sociedade do Conhecimento: características, demandas e requisitos

Autores

  • Gisele Dziekaniak Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aires Rover Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2012v7n1.14246

Resumo

Este ensaio define características, requisitos e demandas que identificam a Sociedade do Conhecimento, baseada no uso compartilhado de recursos, na construção coletiva de conhecimento, na interação livre de restrições de espaço e tempo e, na valorização do direito à informação, às tecnologias de informação e comunicação e à educação, como um bem comum. Traça um breve percurso histórico do desenvolvimento dos termos adotados sobre a “nova sociedade”, além de tecer um paralelo entre Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento, buscando explicitar necessidades e requisitos para se chegar à Sociedade do Conhecimento. Defende a importância da informação, como um bem social, discordando do modo com a atual Sociedade da Informação a considera: como matéria-prima para o desenvolvimento da livre concorrência econômica, sem atribuir a devida importância ao desenvolvimento cultural e social da humanidade. Aponta que é necessário o desenvolvimento de políticas públicas que primem pela liberdade e acesso à informação e pelo provimento de espaços que fomentem o estabelecimento da comunicação e da tomada de decisão pelo cidadão comum. Defende a necessidade de desenvolvimento de projetos em governo eletrônico e políticas públicas que, capturem os interesses da sociedade porque, qualquer sociedade que pretende evoluir e se desenvolver em todos os setores, necessita saber utilizar e projetar, através das tecnologias. Logo, a inclusão digital, inclusive do governo, não pode ser uma opção, é preciso ser realidade para o desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento. Palavras-chave: Sociedade da informação. Sociedade do conhecimento. Demandas da sociedade do conhecimento. Políticas públicas. Educação. Tecnologias da informação e comunicação. Link para o texto completo (htm) http://www.dgz.org.br/out11/Art_01.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Dziekaniak, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC.

Aires Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Centro de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC. Doutor em Direito - UFSC.

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos