Modelo de planejamento e gestão para biblioteca especializada: método bibliobim

Autores

  • Ana Paula Cocco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Danielly Oliveira Inomata Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sirlene Pintro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2012v7n1.14254

Resumo

Expõe uma proposta de modelo de gestão para bibliotecas especializadas, com vistas à melhoria dos serviços e a satisfação dos usuários. Apresenta conceituação de biblioteca especializada, gestão de processos e serviços e o Método BIM (Barreira – Ideia – Melhoria). Apresenta a aplicação adaptada desta metodologia em uma biblioteca especializada em informação jurídica, oferecendo solução para seus problemas e visando a satisfação dos seus usuários por meio da melhoria dos serviços prestados. Verifica-se que a Metodologia BIM oferece o passo a passo ara a resolução de problemas dentro de organizações e pode ser utilizada em unidades de informação. A metodologia apresentada, aplicada a biblioteca especializada poderá ser adaptada e aplicada a outros tipos de unidades de informação ou organizações. Palavras-chave: Biblioteca especializada. Plano de gestão. Método BIM. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2265/1810

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Cocco, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ciência da Informação pela UFSC. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas pela Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Biblioteconomia pela UFAM.

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sirlene Pintro, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos