Biblioteca pública brasileira: identidades e cenário político gerencial

Autores

  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba
  • Johnny Rodrigues Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2012v7n1.14255

Resumo

Retoma a temática das políticas gerenciais em prol das Bibliotecas Públicas brasileiras e discute os princípios organizacionais e identitários que as circundam, considerando as políticas de gestão generalizadas e os consequentes resultados da adoção de macro e micropolíticas. Considera os aspectos geográficos e de diversidade estrutural, econômica, regional e cultural na qual estão inseridas as Bibliotecas Públicas. Aponta, ainda, a necessidade de reforçar os vínculos identitários e atender às reivindicações culturais minoritárias das distintas regiões como forma de consolidar particularidades e de restabelecer objetivos e funções da Biblioteca Pública. Palavras-chave: Biblioteca Pública. Identidade da Biblioteca Pública. Políticas da Biblioteca Pública. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/viewFile/2320/1811

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Johnny Rodrigues Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação a Distância, graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos