Portabilidade e mobilidade na TV digital: atrativos para a hospitalidade social

Autores

  • Thalita Maria Mancoso Mantovani e Souza Universidade Estadual de São Paulo
  • Maria Cristina Gobbi Universidade Estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2012v7n1.14346

Resumo

Este trabalho destaca a portabilidade e a mobilidade da televisão digital como possibilidades de promoção para a hospitalidade social. As tecnologias digitais apresentam novos ingredientes aos conceitos da hospitalidade, convergindo para o resgate do ser social, integrando e reforçando seus vínculos sociais no espaço tecnológico. Assim, com a televisão digital, é possível que tenhamos novas formas de sociabilidade, pois poderá ser levada e assistida em qualquer lugar, em decorrência dos seus recursos de portabilidade e mobilidade, os quais permitem a construção de laços sociais ou em um conceito mais amplo, a hospitalidade social nos espaços públicos. A implantação da televisão digital, além do progresso tecnológico, também permite uma comunidade mais comunicativa, com o receptor da mensagem mais ativo, participativo e interativo inclusive na construção de laços de hospitalidade. Nestas considerações, a televisão digital e as ferramentas de portabilidade e mobilidade contribuem para tornarem os espaços públicos em lugares de reconhecimento, de possibilidades de encontro, de proximidade com o outro, enfim, de hospitalidade social. Palavras-chave: Televisão digital. Portabilidade. Mobilidade. Hospitalidade. Laços sociais. Espaços públicos. Link para o texto completo (PDF) http://dgz.org.br/out11/Art_06.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Maria Mancoso Mantovani e Souza, Universidade Estadual de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital, Informação e Conhecimento da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP . Especialista em Planejamento e Gestão da Hospitalidade em Turismo.

Maria Cristina Gobbi, Universidade Estadual de São Paulo

Pós-Doutora em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital, Informação e Conhecimento da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP .

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos