Tecnologia e informação em saúde: modelo de ensino-aprendizagem transdisciplinar

Autores

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão Universidade de São Paulo
  • Ivan Luiz Marques Ricarte Universidade Estadual de Campinas
  • Aline Priscila Daura Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2012v7n1.14394

Resumo

Considerando conceitos básicos sobre tecnologia, informação e saúde; a observação de propostas curriculares; a análise de softwares e hardwares destinados ao campo da saúde, e a análise crítica da literatura, esta pesquisa focou-se na questão de como formar profissionais do campo da informação e do campo da informática que possam melhor solucionar as problemáticas relacionadas ao contexto da saúde. Para tanto, elaborou-se como hipótese inicial um modelo de ensino-aprendizagem transdisciplinar que abarca quatro aspectos: interação entre docentes e discentes de diferentes áreas; integração entre o contexto externo e o contexto da instituição educacional; condições institucionais; sistematização de um projeto de ensino-aprendizagem. Para analisar tal hipótese, adotou-se um método qualitativo, qual seja, a pesquisa-ação, durante o período de ano, no qual foram ofertados dois cursos, com duração de 60 horas cada um e participação de 35 alunos. Como resultado da pesquisa, o modelo proposto se mostrou adequado para o ensino-aprendizagem em tecnologia e informação em saúde, sendo enfatizados parâmetros do contexto educacional transdisciplinar, como a competência linguística, a harmonizacao conceitual, os padrões éticos, a linguagem dos textos selecionados, e a relação entre as problemáticas discutidas no contexto externo e interno. Palavras-chave: Ensino. Informação. Tecnologia. Saúde. Transdisciplinaridade. Link para o texto completo (PDF) http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1233/974

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Professora doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – USP.

Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas

Livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professor associado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP.

Aline Priscila Daura, Universidade de São Paulo

Egressa do Curso de Graduação Ciência da Informação e Documentação da Universidade de São Paulo.

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos