A construção de bibliotecas comunitárias e o desejo de acessar: sentidos em movimento

Autores

  • Gustavo Grandini Bastos Universidade Federal de São Carlos (CECH/UFSCar).
  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2012v7n1.14402

Resumo

Resumo: Nosso trabalho intenta refletir sobre o tema bibliotecas comunitárias, destacando especialmente três eixos de abordagem: seu surgimento como indício de ruptura com as práticas oficiais de implantação de unidades informacionais e de distribuição de livros; sua inscrição no Brasil e nos países africanos como efeito de acesso de sujeitos da comunidade que passam a ter um espaço de expressão de sua voz; e sua constituição como aposta de uma nova forma de produção e circulação de discursividades. Entrevistamos sujeitos na posição de coordenadores de cinco projetos de bibliotecas comunitárias de três regiões brasileiras (sul, nordeste, sudeste) e, com os recortes do material coletado, ordenamos o nosso corpus de análise que será interpretado à luz da teoria discursiva tal como proposta por Michel Pêcheux. Palavras-chave: Discurso. sujeito. memória. bibliotecas comunitárias. acesso. Link para o texto completo (htm) http://www.dgz.org.br/ago11/Art_03.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Grandini Bastos, Universidade Federal de São Carlos (CECH/UFSCar).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (CECH/UFSCar).

Lucília Maria Sousa Romão, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Livre-docente em Ciência da Informação, Professora Dra. do curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Professora colaboradora do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos