A Memória Organizacional no Contexto da Engenharia do Conhecimento

Autores

  • Héctor Andrés Melgar Sasieta Pontifícia Universidade Católica do Peru
  • Fabiano Duarte Beppler Instituto Stela
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco UFSC/SC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2012v7n1.14404

Resumo

Resumo: A memória organizacional pode ser definida como um sistema que armazena as experiências vividas da organização. É o conhecimento de como fazer as coisas, a forma de abordar os problemas e questões. A memória organizacional se preocupa com a reutilização e compartilhamento de este conhecimento, mas a construção de sistemas de informação de memória organizacional não é uma atividade meramente tecnologia, requer de analises de processos intensivos em conhecimento. Por outro lado, engenharia do conhecimento centra sua atenção na aplicação de metodologias e técnicas visando adquirir, estruturar, formalizar e operacionalizar informações e conhecimentos existentes em domínios de problemas intensivos em conhecimento. Neste artigo descreve-se a memória organizacional a partir da engenharia do conhecimento, analisando-se os métodos e técnicas que podem ser usados para suportar os processos envolvidos em torno à memória organizacional. A engenharia do conhecimento fornece um conjunto de ferramentas que podem ser usadas para a aquisição, organização e recuperação do conhecimento assim como para suportar o processo de desenvolvimento de este tipo de sistemas. Palavras-chave: Memória Organizacional. Engenharia do Conhecimento. Sistemas de Informação de Memória Organizacional. Link para o texto completo (htm) http://www.dgz.org.br/ago11/Art_06.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Héctor Andrés Melgar Sasieta, Pontifícia Universidade Católica do Peru

Mestre em Engenharia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Professor do Departamento de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Peru.

Fabiano Duarte Beppler, Instituto Stela

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC/SC. Pesquisador do Instituto Stela.

Roberto Carlos dos Santos Pacheco, UFSC/SC

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC/SC. Pesquisador do Instituto Stela e professor dos cursos de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Sistemas de Informação da UFSC/SC.

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos