Analisando a dinâmica de produção e apropriação da informação em redes sociais online

Autores

  • Dalton Martins Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2012v7n1.14554

Resumo

O uso de sistemas de informação para promoção de redes sociais tem sido uma tendência no desenvolvimento da Internet na última década. Analisar o que acontece nesses sistemas, como os usuários se apropriam e o que produzem nem sempre é uma tarefa trivial. O artigo apresenta um conjunto de indicadores dinâmicos de fácil aplicação com o objetivo de caracterizar a dinâmica de apropriação e produção dos usuários. O conjunto de dados utilizados como caso é a rede social Conversê, ambiente criado no âmbito do Ministério da Cultura para o programa Cultura Viva, com mais de treze mil usuários espalhados por todo o país durante os anos de 2005 a 2007. Os resultados evidenciam formas e estratégias de uso da rede, permitindo identificar padrões de comportamento que ampliam a capacidade de visualização e compreensão do processo de apropriação e produção do espaço por seus usuários. Palavras-chave: Redes sociais. Análise de redes. Webometria. Ciência da Informação. Indicadores. Link para o texto completo (PDF) http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/21895/14310

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalton Martins, Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP.

Publicado

2013-01-03

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos